A trajetória da Casamia: superando desafios e alcançando o crescimento

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A trajetória da Casamia começou em 2008 numa cidade gaúcha chamada Santo Antônio do Palma, com um espírito empreendedor e o desejo de montar uma fábrica de móveis. Ao longo dos anos, a empresa passou por desafios, conquistou marcos importantes e enfrentou a mudança para a cidade de Bento Gonçalves. Hoje, a Casamia se destaca como um exemplo de perseverança

Tiago Chies Grando Diretor da Casamia
Oscar Grasselli Junior – Diretor da Casamia

A história da Casamia teve início, quando Tiago Grando, então com 28 anos, movido pelo espírito empreendedor e influenciado pelo histórico familiar no setor de móveis, decidiu montar sua própria fábrica. Sem experiência prévia no ramo moveleiro e apoiando-se no que aprendeu em dois anos de atuação na área financeira e de seis na de logística, com determinação e seguindo conselhos do pai Astério, iniciou com serviços de terceirização para móveis.
Após um ano atuando nesse segmento, a Casamia, com a entrada de Oscar Grasselli Junior como sócio, deu um passo adiante e começou a fabricar seus próprios móveis.
Diversos momentos marcantes impulsionaram o crescimento da empresa ao longo dos anos. Em 2010, a aquisição da linha de pintura UV foi um marco que trouxe mudança significativa no posicionamento da empresa.
“A partir de 2010 a empresa de Representações Grasselli, do pai do Oscar Grasselli Junior, passou a atender a Casamia, introduzindo as cozinhas em grandes players”, destaca Tiago Grando. “Assim desde os primeiros anos a Casamia, mesmo sendo uma empresa de apenas dois anos, já começou a atender lojistas grandes, com nível de exigências também muito altos.”
O Oscar Grasseli sempre nos orientava dizendo que “produto bom era uma obrigação e não se discutia isto no mercado, deixando a lição valiosa que não deveríamos brincar com o mercado”, relembra Grando.
Já o sócio Oscar Grasselli Júnior lembra a importância da participação em feiras para o crescimento da Casamia. “No mesmo 2012, a Casamia fez sua estreia em feiras, participando da Movelsul, quando conquistamos nosso primeiro contrato de exportação para o Peru, produzindo peças avulsas para cozinha”, destaca Júnior .
“A partir de então, a Casamia começou a explorar novos mercados, expandindo suas fronteiras além do Brasil. Em 2014, estabelecemos parceria com a ABIMÓVEL e montamos nosso primeiro estande em uma feira internacional como expositores,” reforça Junior
Ainda em 2014, na segunda participação como expositora em feira, a Casamia teve a oportunidade de conhecer novos mercados e , neste mesmo ano, também visitar a primeira feira europeia. “Além de vistarmos alguns fornecedores de máquinas para móveis”, relembra Tiago Grando, enfatizando que “este foi o ano que nos fez mudar o posicionamento de mercado, querendo fabricar produtos de maior valor agregado”.
A participação ativa em feiras em 2016 e 2018 e o aumento da atuação no mercado interno e externo levaram a Casamia a tomar a decisão de ampliar o parque fabril. Para isto acontecer houve a escolha de mudança de sede, saindo de Santo Antônio do Palma – uma cidade fora do eixo moveleiro – para Bento Gonçalves. “Além da localização estratégica, Bento Gonçalves proporcionava vantagens logísticas e mão de obra qualificada, elementos essenciais para o crescimento da empresa”, destaca Tiago Grando.
A mudança envolveu um alto investimento em novos equipamentos no processo logístico desafiador. “Foram 60 carretas carregadas e descarregadas e fábrica montada: tudo isto em 27 dias.
Com a nova sede, a Casamia aumentou o espaço físico, renovou e expandiu sua equipe de colaboradores, enfrentando os desafios, por quase um ano, de adaptação e estabilização no novo local.
Mas, ano de 2020 trouxe uma nova prova de superação, com a chegada da pandemia, que impactou a empresa após ela ter se estabilizado na nova sede. Mesmo com os obstáculos, a Casamia soube se reinventar. Com o fechamento temporário de lojas físicas, a empresa direcionou seus esforços para o comércio online, cadastrando seus produtos em lojas virtuais, duplicando o tamanho da empresa. “Desde que saímos de Santo Antônio do Palma a empresa triplicou de tamanho e quase quadruplica o capacidade produtiva. Neste período também aumentamos 50% quadro de colaboradores: tudo isto numa janela de três anos. Foi realmente um desafio de adaptação”.
Tiago Grando e Oscar Grasselli Junior comemoram os 15 anos da Casamia com a certeza da decisão correta de mudar de cidade e enfrentar os desafios, pois “estar na região moveleira de grandes e conceituadas indústrias, antes de tudo é logística, é conceito, e um grande parâmetro para nos impulsionar sempre”, concluem

Linha do tempo

Início da jornada empreendedora (2008-2009)

No ano de 2008, movido pelo espírito empreendedor e influenciado pela história familiar no ramo de móveis, o fundador da Casamia decide montar uma indústria no município de Santo Antônio do Palma-RS.
Sem experiência prévia no setor, Tiago Grando inicia sua empresa com serviços de terceirização para indústria de móveis.
Após um ano, a Casamia dá um passo adiante e, com um novo sócio, Oscar Grasselli Junior, começa a fabricar seus próprios móveis.

Nos 5 mil metros quadrados de indústria em 2009, com 60 colaboradores, a Casamia

Feiras, expansão e parcerias estratégicas (2010-2014)

A partir de 2010, a Casamia participa de feiras, como a Movelsul, e conquista seu primeiro contrato de exportação para o Peru. Nesse período, adquire uma linha de pintura UV e estabelece parcerias com a ABIMÓVEL, montando o primeiro estande em uma feira internacional. Essas ações impulsionam o crescimento e abrem portas para novos mercados

Mudança de sede para Bento Gonçalves e ampliação (2018)

Buscando melhores oportunidades, a Casamia decide mudar sua sede de Santo Antônio do Palma para Bento Gonçalves, cidade de referência no setor moveleiro.
Essa mudança envolveu investimento em novos equipamentos, colaboradores e logística. A empresa amplia consideravelmente o espaço físico e expande sua equipe, buscando consolidar-se em um mercado promissor.

FOTO 1 _ Depois de dois meses de planejamento, no dia 13 de dezembro de 2018, inicia a desmontagem de todo equipamento e acondicionamento do estoque e almoxarifado na sede da empresa em Santo Antônio do Palma

FOTO 2 – Do início do desligamento da antiga sede até a primeira chapa ser contada para iniciar a fabricação de móveis na nova sede em Bento Gonçalves, passaram-se apenas 27 dias de muitos desafios e logística apurada.

FOTO 3  – 60 viagens de carretas foram necessárias para trazer a matéria prima, equipamentos e móveis para nova sede. Diariamente, duas carretas carregavam e descarregavam, enquanto os equipamentos estavam sendo montados pelos 14 colaboradores que se propuseram a mudar de cidade, com ajuda dos 40 novos funcionários contratados em Bento Gonçalves.

Ajustes e estabilização (2018-2019)

A adaptação à nova sede e a formação de uma equipe nova são desafios enfrentados pela Casamia.
Com a estrutura renovada, novos maquinários e mais colaboradores a empresa busca estabilizar suas operações e criar uma nova cultura organizacional. Ainda em 2019, a pandemia da Covid-19 impõe uma nova adversidade, exigindo ajustes e adaptações na empresa.

Superando desafios durante a pandemia (2020-2021)

A pandemia afeta a Casamia, que precisa lidar com o fechamento temporário das lojas físicas e o cancelamento de pedidos. Diante disso, a empresa busca alternativas e passa a investir no comércio online, cadastrando seus produtos em lojas virtuais. O público em busca de conforto no lar impulsiona as vendas, levando a Casamia a dobrar de tamanho durante esse período desafiador.
Neste momento Tiago Grando e Oscar Grasselli Junior enfrentaram um novo impasse. “Recém tínhamos nos estabilizado, depois de uma mudança profunda e dobrado de tamanho, estávamos com a fábrica fechada por duas semanas no início da pandemia. Veio a insegurança junto com uma enxurrada de pedidos cancelados pelas lojas que estavam fechadas”, revela Grando.
“Neste momento – pontua Oscar Grasselli Junior- iniciamos a cadastrar nossos produtos em todas lojas virtuais que encontrávamos pelo Brasil à fora”.
“Não sabíamos se esta estratégia daria certo, mas acertamos na mosca. Passado o período inicial de tensão, o público que estava em casa começou a investir em conforto no lar, e a venda de móveis no mundo teve um superaquecimento”, destaca Junior.
“Da saída de Santo Antônio do Palma até aqui – enfatiza Grando – nós triplicamos de tamanho e quase quadruplicamos em volume produzido”.
“Com 50% a mais de colaboradores em Bento Gonçalves, quase quadruplicamos o faturamento que tínhamos na outra sede,” destaca Grando.

Crescimento contínuo e consolidação (2021 em diante)

Com a superação dos desafios enfrentados, a Casamia consolida sua posição no mercado moveleiro.
Com uma nova postura estratégica e uma cultura organizacional consolidada, a Casamia busca continuar crescendo e se destacando no setor moveleiro. Para este ano a empresa projeta entrar no segmento de móveis para dormitórios, crescendo assim a oferta de produtos.