Estado vai vacinar crianças de 5 a 11 anos sem prescrição médica

2015-04-10_190211

Tema vem sendo debatido após posicionamento do STF

Após o Ministério da Saúde anunciar que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve começar em janeiro de 2022, declarando que vai indicar a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo do Estado também se posicionou.

Através da Secretaria Estadual da Saúde (SES) determinou, também nesta segunda-feira, que a vacinação de crianças da faixa etária prevista, que forem levadas pelos pais ou responsáveis aos pontos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), receberam a imunização sem exigência de prescrição médica.

O anúncio ocorreu após diversos encontros de representantes do Estado com entidades de classe e sociedades de profissionais, comitê científico e equipe técnica da SES. Todos os pontos de vacinação deverão observar os grupos etários e o esquema vacinal aplicável no momento da administração. A SES estima que o público entre 5 e 11 anos no Estado seja de 964.273 pessoas.

A exigência da prescrição médica para aplicação das doses da nova faixa etária foi tema levantando pelo STF, que através do, Ricardo Lewandowski, havia dado cinco dias para o governo federal explicar a exigência e informar o cronograma vacinal das crianças. O período foi estendido até 5 de janeiro.