Entrar com sapatos sujos em casa pode prejudicar a sua saúde

2015-04-10_190211

Novo estudo realizado nos Estados Unidos revela os riscos do nosso hábito

Geralmente chegamos na nossa casa, vamos direto para o quarto e tiramos os sapatos e deixamos no cômodo.
Mas, o certo é tirar os sapatos antes de entrar em casa, pois, segundo pesquisadores da Universidade de Houston, Universidade do Arizona e Universidade Baylor, nos Estados Unidos, não tirar os sapatos antes de entrar em casa pode expor você e sua família a um risco aumentado de doenças causadas por bactérias trazidas da rua para dentro de casa pelas solas dos sapatos.
Em casa, esses microrganismos multiplicam-se nos pisos e carpetes e estão relacionados a problemas de saúde que vão desde diarreia até câncer.

Os estudos
“É incrível o quanto as pessoas andam durante o dia, e toda essa caminhada traz consigo os germes“, disse Kevin Garey, professor na Universidade de Houston, nos Estados Unidos Junto com uma equipe de pesquisadores, ele analisou a prevalência do coliforme Clostridium difficile, que pode causar dores no estômago e diarreia, em 2.500 amostras de sapatos. Cerca de 26,4% das amostras apresentaram resultado positivo para o coliforme.
Em outro levantamento, realizado pela Universidade do Arizona, também nos Estados Unidos, foram detectados 421.000 tipos diferentes de bactérias nos sapatos.
Os coliformes, presente nas fezes humanas, foram rastreados em 96% dos sapatos analisados pela pesquisa.
Já um estudo realizado pela Universidade Baylor, nos EUA, mostrou que as pessoas que viviam nas proximidades de estradas asfaltadas com alcatrão de hulha, líquido escuro derivado do carvão, tinham um maior risco de contrair câncer devido as toxinas levadas pelos sapatos.