Em preparação para padronização, cabo USB terá nova nomenclatura

2015-04-10_190211

Anatel anunciou que está se preparando para adotar a entrada USB-C como padrão de carregamento e conectividade em todos celulares no Brasil

Uma decisão do Parlamento Europeu, publicada na terça-feira passada, aprovou a legislação que estabelece a porta tipo USB-C como padrão para recarga de celulares e outros dispositivos móveis. As novas regras valem para todos os 27 países que formam a União Europeia e devem ser aplicadas até o final de 2024.

Nesta segunda-feira, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que está se preparando para adotar a entrada USB-C como padrão de carregamento e conectividade em todos celulares no Brasil. A medida fará com que todos aparelhos de telefonia móvel vendidos no país tenham que vir com esse tipo de entrada.

Além dessas mudanças, o USB-IF (USB Implementers Forum), que é o órgão responsável por organizar o padrão USB, também anunciou uma mudança nos logos que indicam a velocidade de transferência de dados e a potência de carregamento. O objetivo é simplificar a nomenclatura e auxiliar usuários.

Entenda abaixo como ficarão as nomenclaturas

Nomenclatura para a transmissão de dados:

Logotipos do carregador USB:

Mudanças na Apple

A Apple poderá fazer uma grande mudança no sistema de carregamento de seus iPhones em lançamentos futuros. Após reguladores europeus terem aprovado uma lei importante nesta semana, especialistas acreditam que todos os produtos da empresa deverão ser compatíveis com um carregador USB-C.

Como resultado, a Apple provavelmente abandonará seus atuais carregadores Lightning e tornará os futuros iPhones compatíveis com USB-C, de acordo com analistas citados pela CNBC . A mudança se aplicaria a todos os iPhones, não apenas aos vendidos na Europa. Muitos outros produtos da Apple já usam carregadores USB-C.

Em maio, a Bloomberg informou que a gigante da tecnologia estava desenvolvendo futuros modelos de iPhone com compatibilidade USB-C, em vez do atual sistema Lightning. A reportagem observou que a mudança, se totalmente implementada, não apareceria nos iPhones até 2023, no mínimo.