O simples ato de ligar o chuveiro para tomar banho pode clarear a mente.
O “shower effect” – “efeito banho” ou “efeito do chuveiro”, é o nome dado àquela criatividade que parece surgir espontaneamente assim que entramos no box e deixamos a água escorrer pelo corpo.
Um grupo de pesquisadores resolveu estudar melhor o “efeito do banho” para entender se ele existe, de fato, e como funciona.
Em seu estudo, publicado na revista Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, da Associação Americana de Psicologia, eles explicam o que o efeito significa para nossa mente, o que provavelmente o ativa – e como podemos usá-lo a nosso favor.
As ideias vivenciadas sob o chuveiro são consequências da natureza despretensiosa da tarefa.
Segundo a pesquisa, o “shower effect” acontece quando nos engajamos em algo que não exige muito da nossa cognição, como caminhar, praticar jardinagem e, claro, tomar banho.
Ao deixarmos nossa mente vagar livremente, porém nem tão livre a ponto de ficar distraída, estaríamos mais propensos a pensar em algo inovador e criativo.