Empresa ganha direito de vender sozinha coelhinhos de chocolate; entenda

2015-04-10_190211

Justiça da Suíça ordenou que concorrente parasse de comercializar o item e todo o estoque de coelhinhos de chocolate fabricados

Os coelhinhos de chocolate são marca registrada da Lindt & Spruengli. Literalmente. O mais alto tribunal da Suíça ordenou que a loja de descontos alemã Lidl parasse de vender um produto similar.

A decisão foi tomada depois que a Lindt enviou pesquisas para o tribunal, mostrando que o produto era conhecido pelos consumidores. A empresa ainda alegou que a semelhança entre a imitação poderia levar os compradores ao erro.

A justiça suíça acatou ao pedido e ordenou que o Lidl destruísse o estoque de coelhos de chocolate que tinha. “A destruição é proporcional, especialmente porque não significa necessariamente que o chocolate como tal teria que ser destruído”, disse o magistrado em um resumo do veredicto divulgado.

O coelhinho da Páscoa de chocolate da Lindt é um dos produtos mais vendidos da empresa desde que recebeu o status de marca registrada pela UE em 2000.

Essa não é a primeira vez que a companhia recorre à justiça para proteger os produtos da marca. A fabricante suíça de chocolates premium já travou muitas batalhas nos tribunais para garantir que nenhuma outra companhia copie as criações famosas disponíveis no criações famosas da Lindt.No ano passado, o tribunal federal alemão decidiu que o tom dourado usado na embalagem do coelhinho de Páscoa, criado em papel alumínio, tinha proteção de marca registrada. Ou seja, nenhuma empresa do mundo pode fabricar e comercializar produtos que imitem as criações famosas da Lindt.