Nos dias 29 e 30 de abril, os fenômenos poderão ser vistos a olho nu em algumas partes da América do Sul
O primeiro eclipse parcial solar acontecerá no dia 30 de abril de 2022 e poderá ser visto no sudoeste do Pacífico e em algumas partes da América do Sul.
O segundo eclipse parcial solar acontecerá no dia 25 de outubro de 2022 e poderá ser visto em algumas partes da Europa, África, Ásia e Oriente Médio.
No Brasil, a previsão é de que um eclipse solar total seja visível apenas em 2045.
Neste final de semana, dois fenômenos poderão ser observados a olho nu no céu. Nos dias 29 e 30 de abril, Mercúrio estará com alta visibilidade e ainda ocorrerá um eclipse solar.
Nesta sexta-feira (29/4), a visibilidade de Mercúrio estará em seu pico e poderá ser visto a olho nu, um momento raro. Isso porque o planeta estará em seu alongamento oriental, ou seja, estará no momento mais distante do sol em sua órbita. Isso ocorre a cada 87 dias, e desta vez será especialmente visível durante o pôr do sol, na linha do horizonte.
Já no sábado (30/4), o mundo presenciará um eclipse solar parcial, que ocorrerá nas partes mais ao sul do hemisfério sul e no Oceano Pacífico. O fenômeno será melhor observado no Chile, mas será visível na Argentina e pode ser visto parcialmente em locais mais ao sul do Brasil.
Cientistas mostram que o ápice do eclipse solar parcial irá ocorrer por volta das 17h41, horário de Brasília. Quanto mais próximo da Argentina, mais provável a observação.