Infecção é transmitida pelo carrapato marrom
A doença do carrapato é uma infecção grave causada por hemoparasitas que atacam o sangue do cachorro e pode levar à morte. O carrapato raramente contamina gatos e seres humanos, mas não é impossível.
Ela é transmitida pelo carrapato marrom. Assim como o parasita pode ser apenas um meio de transporte, sem ter nascido com a babesia, ele também pode absorver o protozoário ao picar um cachorro infectado e então passar aos seus filhotes (se for fêmea), que então nascem com o micro-organismo.
A doença do carrapato não tem vacina, mas há formas de prevenção.
O carrapato, que está na base da transmissão da doença do carrapato, agrava ainda mais a situação do cachorro. Isso porque, além de dois parasitas destruindo as células sanguíneas e impedindo sua produção, o pequeno aracnídeo ainda suga o sangue do animal, o que diminui ainda mais a quantidade total de sangue.
Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura. Por isso é fundamental agir rapidamente e procurar um veterinário.
O que pode ser feito para evitar a doença do carrapato, basicamente, é seguir algumas orientações:
- Dê sempre uma boa olhada nos pelos do cachorro – especialmente após ser exposto a outros lugares, como em passeios na rua;
- Limpe o ambiente onde ele vive;
- Procure usar produtos carrapaticidas como sabonetes, xampus, etc., desde que indicados por um veterinário;
- Corte a grama (se houver em seu quintal) e mantenha paredes limpas;
- Se for viajar, confira as condições de onde vai deixar seu cachorro. O mesmo vale se ele for com você.
- Aplique uma pipeta, comprimidos ou utilize coleira contra pulgas e carrapatos no cão, conforme as recomendações do fabricante ou do veterinário.
Eliminar o carrapato do cachorro ou do ambiente é um desafio mesmo para as pessoas mais cuidadosas. É importante sempre ficar atento ao corpo e pelo do pet e, sobretudo, a possíveis sintomas.