Dia D de doação de sangue fará coleta em Bento

2015-04-10_190211

Data e local ainda não foram confirmados, mas ação visa amenizar situação crítica de estoque de bolsas

A situação crítica do estoque de sangue do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), que fornece bolsas ao Hospital Tacchini, motivou uma ação que deve ser realizada nos próximos dias, afim de amenizar a falta e melhorar os estoques de sangue. Ainda não há uma data confirmada, nem local, as informações devem ser divulgadas na próxima semana. Dessa forma, os profissionais do Hemocs estarão em Bento Gonçalves para realizar a coleta.
O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, mas sim uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta. Para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura e hospital, normalmente, realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul.
Nesse ano, o Hospital Tacchini já havia solicitado ao Hemocentro que os profissionais viessem a Bento para realizar a coleta. Mas, como não conseguiu disponibilizar a estrutura necessária para que isso ocorresse não foi possível realizar a ação. Ao que tudo indica, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dessa vez, possibilitará a realização de um ‘Dia D de Doação de Sangue’, em Bento Gonçalves. A ação foi definida após reunião entre o hospital e a Prefeitura, realizada nesta semana, nas dependências da UPA 24h. Nesta ação poderão ser captadas bolsas de sangue de até 100 doadores.
Hemocs
Os estoques do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), espaço que coleta, armazena e distribui as doações para todos os hospitais da região serrana do Rio Grande do Sul, estão abaixo dos níveis mínimos. O Hemocs está com 20% do estoque necessário de sangue O+ e A+, que são os tipos sanguíneos mais utilizados na região.
A reposição diária de sangue O- no Hospital Tacchini, por exemplo, que antes da pandemia era de 15 bolsas, tem chegado a no máximo de três, no último mês. A variedade é a mais requisitada, uma vez que é também utilizada em procedimentos de urgência, como politraumatismos, em que não há tempo hábil para fazer o teste para definir a tipagem sanguínea. Segundo o Hemocs, de forma geral, as doações caíram mais de 50% devido à pandemia, dos 100 doadores sistemáticos apenas 20, em média, mantiveram a rotina.
Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula.