Reino Unido já registrou mais de 100 casos súbitos em crianças com menos de 10 anos
Um conjunto de casos graves e inexplicáveis de hepatite em crianças pequenas e saudáveis nos Estados Unidos fez os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitirem um alerta aos médicos de todo o país. Entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, nove crianças com idades entre 1 e 6 anos no Alabama foram internadas no hospital com hepatite aguda. Destes, dois transplantes de fígado foram necessários.
Casos semelhantes também surgiram na Carolina do Norte, bem como na Europa . A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido relatou mais de 100 casos de hepatite de início súbito em crianças menores de 10 anos desde janeiro de 2022, dez dos quais precisaram de transplantes de fígado.
A idade dos pacientes varia de um mês a 16 anos, sendo que, na maioria dos casos, não apresentam febre e nem vestígios dos vírus normalmente associados a estas doenças (hepatite A, B, C, D e E), de acordo com a OMS.
Os pacientes morreram nas últimas duas semanas em Jacarta, com sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, icterícia, febre e convulsões.
Hepatite é um termo amplo usado para descrever a inflamação do fígado, um órgão que realiza centenas de funções essenciais todos os dias, desde ajudar na digestão até eliminar toxinas do sangue. Quando o fígado está inflamado ou danificado, é incapaz de realizar muitas dessas tarefas.
A hepatite “aguda” refere-se à inflamação que ocorre de forma relativamente rápida e não dura mais de seis meses. Pode ser grave e levar à insuficiência hepática, como foi o caso de várias crianças no Alabama. Mas a hepatite também pode ser relativamente leve. Não é incomum que os pacientes – principalmente crianças – tenham inflamação do fígado no curso de uma doença viral simples
Os sintomas da hepatite são amplos e se sobrepõem a muitas doenças comuns. Uma criança com hepatite pode apresentar febre (baixa ou mais significativa), fadiga, dores articulares ou musculares, perda de apetite ou náuseas, diarreia e vômitos.
As crianças também podem ter dor ou sensibilidade abdominal, particularmente no abdome superior direito, que é onde o fígado está localizado.