Depois do eclipse solar, vem aí o ‘Cometa do Diabo’

2015-04-10_190211

Como o mundo não acabou, muito menos os três dias de escuridão vieram no eclipse  total do sol, vamos aproveitar e apreciar o espetáculo da natureza que  poderá ser visto no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril, algo que não ocorria há 71 anos . Veja como lendo aqui

Os astronômicos afirmam que a “Cometa do Diabo” — cujo nome oficial é 12P/Pons-Brooks — deverá se tornar, nos próximos dias, mais visível a olho nu do Planeta Terra, algo que não ocorria há 71 anos . Por enquanto, o cometa é melhor avistado do Hemisfério Norte, mas a sua observação deixa mais fácil à medida que ele se aproxima do Sol. O periélio, nomeado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024.

Após esses dados, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul. Atualmente, o corpo celeste esverdeado já pode ser avistado no céu com o auxílio de equipamentos como pequenos telescópios, conforme informado pela Nasa.

— O cometa se move da constelação de Andrômeda para Peixes. Ao fazê-lo, passa por estrelas estendidas que facilitarão sua localização em determinadas datas. Em particular, em 31 de março, 12P/Pons-Brooks terá apenas 0,5 grau da estrela brilhante chamada Hamal — explica Paul Strøm, astrofísico da Universidade de Warwick

Descoberto em 1812, o astro tem cerca de 29 milhas de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest) e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás — que formam uma cauda em formato de chifres, daí o apelido .

No início de junho, a rocha espacial chegará mais próxima à Terra, cerca de 232 milhões de quilômetros — tempo suficiente para não representar risco aos humanos. Nesse momento, ele ainda será observável, mas os binóculos serão necessários, dada a distância do objeto do Sol.

O pesquisador Theodore Kareta disseque as explosões dessa rocha espacial permitem que ele se torne claro o suficiente para, em alguns casos, serem vistos sem a necessidade de telescópios profissionais.