Deixe roupas com a aparência de novas com a remoção de bolinhas do tecido

2015-04-10_190211

Com a chegada do frio, é hora de tirar as blusas de lã e malha que estavam no fundo do armário. Para evitar uma compra grande de novas roupas, a dica é tirar bolinhas daquela blusas mais antigas-ou nem tanto- que estavam prestes para ir para a pilha a doação.
As indesejáveis bolinhas aparecem quando as fibras do tecido sofrem atrito umas com as outras e, como resultado, acabam se rompendo e formando pequenas saliências. Geralmente, ao usarmos e lavarmos uma determinada peça de roupa repetidas vezes, abrimos brecha para o surgimento do problema.

Remova bolinha com esponja abrasiva
A combinação de lixa e esponja deixa esse produto extremamente flexível. Pode-se encontrar esse item em preços bem acessíveis em lojas de materiais de construção.

Lâmina de barbear
Use a versão descartável para passar no tecido já estendido sobre uma superfície plana. Com uma das mãos, mantenha a área a ser trabalhada esticada a fim de evitar que a lâmina acabe cortando o item a ser salvo. Faça movimentos suaves e curtos direcionados para cima. As primeiras raspadas devem ser feitas com o mínimo contato possível. Você pode ir aumentando a intensidade do lixamento conforme o necessário.
Procure usar uma lâmina nova e afiada. Assim você garante um resultado melhor. Se o aparelho de barbear tiver fitas hidratantes ou restos de sabonete ou outros produtos, o atrito do instrumento com a roupa causará o aparecimento de mais bolinhas em vez de removê-las.
Quando você já puder ver uma quantidade considerável de bolinhas amontoadas, é hora de tirá-las com fita adesiva forte (daquelas usadas para selar caixas de papelão). Forme um anel grande com a parte grudenta para fora.Aperte o local cheio de saliências com a fita a fim de removê-las. Faça um novo anel adesivo assim que o primeiro já estiver saturado. Na falta de fita adesiva, você pode improvisar com fita crepe.

Aproveite bobes para cabelo com velcro
Esses acessórios de beleza são bastante suaves, o que os torna uma ótima opção para recuperar tecidos delicados, tais como a lã e a caxemira. Estenda a peça sobre uma superfície plana e mantenha a área a ser trabalhada bem esticada. Coloque o bobe sobre a região desgastada e, em seguida, role-o com cuidado para cima e depois para fora da roupa. Continue a operação até que toda a região esteja livre das saliências, as quais ficarão retidas no velcro. Retire as bolinhas acumuladas e então recomece o processo em outra parte afetada.