Defesa Civil Nacional alerta para chuvas fortes no RS, SC, PR e SP

2015-04-10_190211

 

 

Há risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamento de encostas. MIDR já comunicou defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa

 

Brasília (DF) – A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas em todo o estado de Santa Catarina, sul do Paraná e de São Paulo e norte do Rio Grande do Sul neste sábado (7) e domingo (8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuvas podem ultrapassar 100 milímetros por dia. Com isso, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

“Estamos atentos e acompanhando de perto a situação das chuvas intensas que atingiram grande parte de Santa Catarina nos últimos dias. Já entrei em contato com o governador Jorginho Melo e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, para iniciar prontamente os esforços de suporte do Governo Federal ao estado, aos municípios da região e, principalmente, às pessoas afetadas”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A Defesa Civil Nacional destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e adote medidas de autoproteção. Confira as principais recomendações:

  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Observar alteração nas encostas.
  • Permanecer em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, protejer seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Até o momento, 78 cidades catarinenses registraram ocorrências em virtude das condições meteorológicas desta semana, das quais 31 emitiram decretos municipais de situação de emergência. Há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do estado. Foi registrada uma morte em Rio do Oeste e um ferido em Timbó. O levantamento de pessoas desabrigadas e desalojadas está sendo feito pelo estado.

Para receber alertas por WhatsApp

Para ter acesso ao serviço de alertas de desastres, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou neste Link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Após o envio de qualquer mensagem pelo usuário, o robô encaminhará a pergunta se a pessoa deseja receber os alertas da Defesa Civil. Se sim, será disponibilizado no chatbot os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, e o pedido para o aceite do usuário.

Na sequência, será solicitado ao usuário que envie a localização que deseja receber os alertas. Podem ser cadastradas várias localizações diferentes, pensando nos lugares que frequenta, que deseja monitorar ou mesmo se for fazer alguma viagem.

São três diferentes possibilidades para o cadastro das localizações: a pessoa pode compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. Essas áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.

Para receber alertas por SMS

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr ) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_ ).

Leia também:

Conheça medidas de autoproteção que a população deve tomar em casos de chuvas intensas