Da desnutrição à obesidade

2015-04-10_190211

Ingrid Zalamena – Nutricionista, pós-graduada em nutrição esportiva e curso de especialização no tratamento da síndrome do intestino irritável

O Brasil e o mundo sofreram uma mudança brusca com relação ao estado nutricional da população, na década de 80, dados mostram que 67% da população brasileira era desnutrida, já em 2019, a Pesquisa N

acional de Saúde demonstrou que 63% da população está acima do peso, dessa forma o que antes preocupavam era os níveis de desnutrição, já hoje, passou para a obesidade.

O sobrepeso e obesidade são um acúmulo anormal ou excessivo de gordura, representando um risco para a saúde
Certamente teremos pessoas de diversas idades lendo essa publicação, mas o que ouvimos falar, eu pelo menos na minha família, é que antigamente muitas famílias não tinham comida à vontade em suas casa

s, e o que tinham de comida era o que eles mesmos produziam.

Lembro-me muito bem de uma história que minha mãe sempre conta é que raramente comiam doces, e um dia meu avô pediu para ela ir comprar açúcar na venda da cidade (a única coisa que compravam era açúcar e café) lugar longe de onde morava, e ela comprou algumas gomas para comer, mas tinha que comer antes de chegar em casa, pois não podia falar que havia gastado dinheiro com aquilo ao meu avô.
Então nesse relato há 3 coisas interessantes!

1º Doces era algo que se consumia muito raramente
2º Para qualquer lugar que se fosse, não tinha carros, então as pessoas obrigavam-se a ir a pé a muitos lugares, e lugares distantes muitas vezes, vendo dessa forma pensamos o quanto essas pessoas era mais ativas, e não sedentárias como nós, que vamos de carro a qualquer lugar!
3º Baixo consumo de industrializados
Se comia o que se produzia na própria casa, e muitas famílias não tinham dinheiro para comprar industrializados na época, até porque pouco existia.
As compras não eram feitas em grandes supermercados, na época tudo se comprava a granel, por peso, dessa forma predominando-se o consumo dos alimentos em sua forma natural.
Sabemos que muitos alimentos são inventados pela indústria, como a margarina por exemplo, algo totalmente desnatural, uma invenção da indústria.
Hoje com essa mudança na situação nutricional da nossa população, e a preocupação e busca por uma alimentação mais saudável volta os olhares de muitas pessoas a tendência que tínhamos antigamente, pela compra de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, seja ela em feiras ou supermercados e pelas vendas de produtos à granel, as casas de produtos naturais, como chamamos atualmente.
Já refletiu que tipo de resíduos sua casa tem produzido mais? Embalagens ou cascas? Orgânicos ou recicláveis? Essa é uma reflexão importante a se fazer quando se busca por saúde!
A frase descascar mais e desembalar menos é uma das regrinhas básicas para saúde e qualidade de vida.
Como disse Hipócrates: “Que a sua alimentação seja seu remédio e que seu remédio seja o seu alimento”.