Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre o uso ou não de máscaras

2015-04-10_190211

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é que máscaras de proteção sejam usadas por quem tem suspeita de infecção por coronavírus, por profissionais da saúde, e por todos que circulam pelas ruas.  Em entrevista à Agência Brasília, o gerente de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho da Secretaria de Saúde, Ricardo Theotônio, explica quem deve usar a máscara, a forma correta de colocar e retirar o material, por quanto tempo ele deve ser utilizado e em quais situações de fato protege contra a Covid-19, a doença causada pelo novo vírus.O médico também esclarece se existem máscaras que protegem mais do que outras. Outra dúvida que tem surgido é sobre a eficácia das máscaras feitas em casa, algo que divide os especialistas. Theotônio dá sua opinião sobre se o material protege ou não da doença.

Em qual situação é recomendado usar a máscara cirúrgica?
As pessoas devem usar a máscara cirúrgica forem um profissional da saúde, que faz o acolhimento desses pacientes.

Qual a forma correta de colocar e retirar o material?
Quando você usa a máscara, automaticamente ela é contaminada. Então, toda vez que você coloca a mão no adereço, você contaminou essa parte do seu corpo. É preciso fazer a higienização das mãos, seja com sabão e água ou álcool gel, antes de colocar a máscara e depois que retirar.

Para cada tipo de pessoa (profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas imunossuprimidas, gestantes) existe uma máscara certa?
Não. As máscaras têm tamanho único. Para profissionais da saúde, a mais recomendada é a N95.

Por quanto tempo é recomendado o uso do material?
Varia. A máscara não pode ficar úmida. Se isso acontecer, em até duas horas você deve trocar. Se conseguir usar por uma manhã, não tem problema. O ideal é usar em um turno de trabalho e descartar.  Caso ela tenha algum tipo de danificação, tem que trocar, mesmo que precise fazer isso em um curto espaço de tempo.

Depois de usar a máscara, a pessoa deve descartar? Se ela usar por menos tempo do que o recomendado, ela pode guardar?
Uma vez colocada e retirada, tem que descartar ou lavar. O que temos que evitar é que essa máscara contamine os outros ambientes. Se você tirar e colocar em cima da mesa, por exemplo, o local vai estar contaminado. Se tirar e colocar no pescoço rapidamente, e depois colocá-la de volta e ela não tiver contato com nada, pode utilizar, não vai perder a eficácia.

Máscaras feitas em casa também ajudam na proteção?
Depende. Tem que ter uma tripla proteção no meio e o tecido tem que ter uma gramatura mínima. Não é qualquer máscara que vai funcionar totalmente. Claro que qualquer máscara que você coloque vai filtrar mais do que se você não tiver com nenhuma.

Como a pessoa deve higienizá-la?
Deve lavar com água e sabão, álcool 70% ou hipoclorito – composto químico usado como desinfetante. E se, depois disso, a máscara preservar as características originais dela, pode ser reutilizada.

É preciso usar outros equipamentos de proteção como luvas e óculos?

Não. Esses outros adereços são para os profissionais da saúde. A pessoa que está usando a máscara deve se higienizar constantemente, se hidratar, se alimentar bem e repousar.