Bento Gonçalves é considerada risco laranja no modelo de distanciamento

2015-04-10_190211

Passadas três semanas do anúncio de que o Rio Grande do Sul migraria para uma nova política de enfrentamento ao coronavírus e de consultas à sociedade e às entidades representativas, o governo apresentou, no sábado (09/05), a consolidação do chamado Distanciamento Controlado. O Decreto que estabelece o modelo, foi publicado no domingo (10/05) e passa a valer oficialmente a partir desta data em todo o território gaúcho. Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

Como vai funcionar
O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados desses dois segmentos são cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento exigido em cada uma das 20 regiões e em cada um dos 12 grupos de atividades econômicas definidos.  O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte. Basta acessar o site para conferir: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Como o risco é calculado
Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final: Propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população); Capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).

Conforme o grau de risco calculado com pesos diferenciados para cada indicador, as regiões recebem uma cor de bandeira.

A região de Caxias do Sul, na qual estão inseridas cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa ( Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26) – Região que inclui Bento Gonçalves, foi classificada pela bandeira laranja nesta semana. As regras definidas para cada bandeira podem ser consultadas a qualquer hora, para cada região e conforme cada tipo de atividade econômica, no site: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Existem três tipos de protocolos que devem ser observados:

Alguns protocolos valem para todas as bandeiras e envolvem regras como uso de máscara em ambientes fechados, distanciamento mínimo de dois metros sem EPI e de um metro com EPI, teto de ocupação, higienização de ambientes, afastamento de casos suspeitos e atendimento para grupos de risco, entre outros.

Protocolos variáveis: são medidas recomendadas, como colocar um informativo visível ao público e colaboradores, monitoramento de temperatura e testagem dos funcionários.

Protocolos específicos: são as regras definidas para cada bandeira.
Podem ser consultadas a qualquer hora, para cada região, no site: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br