Consumidores devem ficar atentos para evitar prejuízos em compras online

2015-04-10_190211

O mês de março está chegando e, nele, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Com isso, muitas empresas e lojas online realizam ofertas aos consumidores.

O setor de e-commerce apresenta, anualmente, um crescimento significativo com relação ao ano anterior, principalmente durante a pandemia de coronavírus, pois as pessoas preferem fazer compras online para não precisar sair das casas.

Um estudo realizado pela Market Review revelou, no ano passado, que 1 a cada 3 pessoas, preferem comprar através do comércio eletrônico, e 38% dos entrevistados afirmam que fazem mais compras online do que em lojas físicas, por exemplo.

Sendo assim, é importante prestar atenção para não cair em golpes. Um dos cuidados mais importantes ao comprar online é dar preferência para sites conhecidos e com boa reputação.

Por exemplo, o site “Reclame Aqui” pode ser um ótimo aliado para fazer pesquisas sobre e-commerce e saber se o site realmente existe e se proporciona uma boa experiência de compra.

Outro cuidado importante é preferir formas de pagamento seguras e verificadas, ou seja, não realizar depósitos para pessoas físicas, a não ser que conheça e confie no vendedor.

Comprar online exige atenção redobrada, também, com os dados pessoais e bancários. Por isso, além de garantir que o site é seguro, é importante tomar alguns cuidados ao fazer compras pela internet, como reportar mensagens suspeitas e usar apenas aplicativos oficiais.

Ao acessar o internet banking no celular, por exemplo, é recomendável utilizar apenas os aplicativos financeiros indicados ou fornecidos pelo banco.

Além de usar apenas os aplicativos oficiais das instituições financeiras nas quais você tem conta, mantenha os apps sempre atualizados para garantir seu uso com segurança, além de um bom funcionamento ao fazer pagamentos e transferências.