Cerca de 700 atendimentos foram registrados nos últimos dias em razão de sintomas gripais
A Secretaria da Saúde monitora o número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais no ambulatório fast-track, que fica junto à UPA 24h no bairro Botafogo. Nos últimos dias, foram registrados cerca de 700 atendimentos e com o aumento no número de consultas, a Prefeitura já ampliou o quadro de profissionais e reorganizou o fluxo do ambulatório para agilizar o atendimento.
A situação também se reflete na ala de pronto-socorro do Hospital Tacchini, onde os moradores com problemas respiratórios estão elevando o número de atendimentos diários da entidade, a levando a trabalhar perto da sua capacidade máxima.
A orientação para a população é evitar recorrer ao pronto-socorro em casos de sintomas gripais leves para não sobrecarregar a ala hospitalar, destinada para casos graves e urgentes. Pacientes com sintomas leves gripais que possuem plano de saúde Tacchimed, têm à disposição, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, o (54) 3455 4170 / (54) 3455 4172. Já os pacientes do SUS devem buscar orientações pelo (54) 3055-7029.
Já no ambulatório fast-track, devem procurar o atendimento médico pessoas com sintomas gripais ou respiratórios, como febre alta, falta de ar e tosse. No local, é realizado atendimento e encaminhado para testagem, se necessário. Somente em 2021, através do projeto testar, foram realizados 21.648 testes. No Município, até o momento, foi identificado somente um caso de paciente com Influenza H3N2, que provoca a gripe.