Operações da PRF apreendem 31,5 toneladas de drogas em 2021

2015-04-10_190211
A apreensão representa um prejuízo de quase R$ 300 mil ao crime organizado. Foto: PRF

Com as intervenções, organizações criminosas deixaram de faturar meio bilhão de reais

O ano de 2021 ficou marcado para a Polícia Rodoviária Federal como um período de grande sucesso nas operações de combate à criminalidade. Na tarte desta quarta-feira, 5, a PRF divulgou o balanço geral das ações realizadas nas estradas gaúchas ao longo de 2021, e os números apontam que as intervenções impediram a circulação de 31,5 toneladas de drogas na sociedade, através das apreensões realizadas pelos agentes.

Trata-se do maior montante da história da PRF, superando em quase uma tonelada a marca anterior atingida em 2020. Em termos de valores, as operações impediram as organizações criminosas de faturarem no ano passado mais de meio bilhão de reais.

As operações de combate ao crime ainda recolheram 200 armas de fogo, mais de 4 milhões de maços de cigarros e quase 16 toneladas de agrotóxicos, além de ter recuperado 465 veículos. No total, 3.290 pessoas foram presas durante as atividades da PRF.

Números surpreendentes

No detalhamento das ações, as operações de combate ao tráfico de drogas tiveram como destaque a apreensão de maconha e cocaína, com o recolhimento médio de 90 kg de entorpecentes por dia. Com a quantidade das drogas apreendidas seria possível comercializar mais de 6 milhões de papelotes de cocaína e mais de 59 milhões de cigarros de maconha, o equivalente a 5 cigarros por habitante do RS.

As apreensões de cigarros e de agrotóxicos contrabandeados também tiveram destaque. Em 2021, a PRF impediu o comércio de mais de 4 milhões de maços de cigarros ilegais e de quase 16 toneladas de agrotóxicos contrabandeados foram introduzidos ilegalmente em solo gaúcho.

Também houve aumento de 7% na apreensão de armas de fogo e de 40% na de veículos, que em caso de roubo ou furto, foram devolvidos aos seus proprietários, enquanto os veículos que foram usados em atividades criminosas, ficaram à disposição da Justiça, sendo muitos deles destinados ao uso por órgãos de segurança pública.

Maiores apreensões

– quase 6 toneladas de maconha escondidas sob uma carga de milho de uma carreta em Fontoura Xavier no mês de janeiro;

– quase meia tonelada de cocaína dentro de um automóvel abordado no mês de agosto em Eldorado do Sul;

– cerca de 2,3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados encontrados no mês de junho em um caminhão abordado em São Vicente do Sul;

– mais de 600 mil cigarros transportados em dois caminhões escoltados por um carro, todos interceptados no mês de junho em Gravataí;

– mais de 100 mil dólares sem procedência na mochila de uma mulher que viajava em um ônibus abordado no mês de janeiro em Rio Grande.

As ações da PRF em números:

– 29,8 toneladas de maconha

– 1,7 toneladas de cocaína

– 4,2 milhões de maços de cigarro

– 15,7 toneladas de agrotóxicos

– 198 armas de fogo

– 465 veículos em situação de roubo ou furto

– 3.290 pessoas presas