Alguns eletrônicos e eletrodomésticos podem deixar a sua conta de luz ainda mais cara
Com as altas temperaturas do verão, alguns aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos costumam consumir ainda mais energia do que outros. Segundo o techtudo, ainda em 2021, houve um acréscimo de R$14 para cada 100kWh (Quilowatt-hora, medida de energia) consumidos, além de um aumento de 20% na conta de luz.
Geladeiras, chuveiros, e aparelhos que transformam a energia elétrica em calor, são os que mais consomem energia e afetam a conta de luz. Porém, o uso consciente deve valer para todos os itens, já que computadores e videogames usados de forma inadequada, também podem impactar financeiramente no fim do mês.
Confira quais são os eletrodomésticos e eletrônicos que mais consomem energia:
– Geladeira
– Chuveiro Elétrico
– Ar-condicionado
– Eletrônicos e iluminação
– Máquina de lavar roupas
Segundo Segundo o coordenador do programa de energia e sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Clauber Leite, ao Techtudo, a ação de abrir e fechar a geladeira em excesso pode aumentar seus gastos com a conta de luz.
“Se você abrir e fechar [a geladeira] muitas vezes, mudando esses fatores internos de temperatura, o motor da geladeira vai acionar mais vezes e, consequentemente, vai consumir mais energia”, diz.
O especialista também afirma que, com o chuveiro, a situação é semelhante. O ideal é evitar banhos longos ou que durem mais de 20 minutos. Isso porque quanto mais se usa o aparelho, mais energia ele consome e maior fica a sua conta ao fim do mês.
Com ar-condicionado não é diferente: é necessário fazer um uso consciente deste item e não deixá-lo ligado por muitas horas por dia, além de buscar opções mais econômicas no consumo energético.
Com eletrônicos e iluminação, é preciso tomar cuidado, porque, como alguns ficam em “stand-by” ou seja, consumindo energia sem estar ativo, as “casas estão cada vez com mais aparelhos desse tipo”, revela Clauber Leite.
Novamente a opção por aparelhos mais econômicos e manter desligados os aparelhos que não estão em utilização, são boas maneiras de economizar energia.
Com a iluminação, a dica é simples: utilizar a luz do Sol durante o dia e adquirir apenas lâmpadas que não esquentam ou que não sejam incandescentes, pois, esses modelos têm gasto desnecessário por conta da maneira como funcionam.
Outro item importante na lista é a máquina de lavar roupas, isso porque, se ela for usada de forma incorreta, também pode lhe causar prejuízos financeiros.
O especialista recomenda que o ideal seria usar a máquina em dias específicos, evitando extrapolar o uso dela em duas vezes por semana.