Banco Central emite novo alerta sobre mais um vazamento de chaves Pix

2015-04-10_190211

Desta vez, 2112 códigos foram afetados com a divulgação dos dados

O Banco Central informou que novamente houve um vazamento de dados envolvendo chaves do Pix, vinculadas à Logbank Soluções de Pagamentos. Segundo a informação, foram 2112 códigos afetados com a divulgação de dados como nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento e o número da conta. A causa do incidente não foi divulgada.

Esta é a terceira vez que o incidente acontece com o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, e o segundo informado em duas semanas.

Nas outras ocasiões, envolvendo o Banco do Estado do Sergipe (Banese), com 414526 chaves divulgadas, e a Acesso Soluções de Pagamento, com 160147 chaves, o Banco Central informou que os vazamentos ocorreram por falhas pontuais nos sistemas das instituições.

A autarquia não informou como as pessoas afetadas serão notificadas sobre o vazamento. Em nota, o BC afirmou que “apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência.”

Em caso de novos incidentes, a autarquia informou que não vai informar à imprensa ou por comunicações diretas aos jornalistas, mas sim, por uma página criada com incidentes, que será “mantida permanentemente atualizada”.