Confira a previsão do tempo para o feriado de Natal no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

 

Durante o feriado de Natal, o Rio Grande do Sul está programado para enfrentar um período com alta probabilidade de chuva, conforme alerta emitido pela equipe da MetSul Meteorologia.

Este Natal, marcado pelo fenômeno do El Niño em 2023, continuará sendo influenciado pela instabilidade que tem afetado o Estado desde meados deste ano. Segundo a previsão da MetSul Meteorologia, é altamente provável que ocorram chuvas significativas no Rio Grande do Sul, abrangendo a região a partir de amanhã e durante todo o fim de semana, estendendo-se até segunda-feira.

A distribuição da chuva no Estado vai variar conforme os dias, com diferentes níveis de precipitação em diversos municípios. O início da próxima semana promete ser marcado por chuvas mais generalizadas e a possibilidade de volumes consideráveis em áreas isoladas.

Estas chuvas estão associadas ao ar quente e úmido de origem tropical, resultando em variações consideráveis nos volumes. Alguns locais podem enfrentar chuvas intensas, resultando em alagamentos, enquanto outros podem receber pouca ou nenhuma precipitação.

Embora a instabilidade já seja perceptível em algumas áreas durante as manhãs, as chuvas tendem a ser mais frequentes no período da tarde para a noite, à medida que o aquecimento diurno contribui para a formação de nuvens mais carregadas, suscetíveis também à ocorrência de tempestades localizadas.

No entanto, não será um período de chuvas contínuas. Entre os episódios de chuva, haverá momentos de sol intercalados com períodos nublados ou predominantemente nublados. Devido à natureza isolada das precipitações, algumas cidades podem passar certos dias do feriado sem registro de chuva.

A MetSul Meteorologia destaca que para a segunda-feira, dia de Natal, há indicativos nos modelos numéricos que apontam para a atuação de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, o que poderia resultar em chuvas mais generalizadas, tempestades isoladas e volumes intensos de precipitação em pontos específicos do Estado ao longo do dia.

É importante ressaltar que os acumulados de chuva podem ser significativos em algumas cidades devido à forte instabilidade prevista para este período.