Está na hora considerar substituir pela garrafa de vidro reciclável, não?
Você que vive com uma garrafa água na mão o tempo todo, comece a considerar usar a sua garrafinha de vidro reciclável, já que produtos químicos normalmente encontrados em embalagens plásticas estão associadas ao risco aumentado de obesidade. foi o que apontou um estudo norueguês.
Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) descobriram que compostos químicos de um terço dos produtos plásticos investigados no estudo contribuíram para o desenvolvimento de células de gordura em experimentos de laboratório. A pesquisa foi publicada recentemente na revista Environmental Science & Technology.
As embalagens plásticas são amplamente utilizadas para armazenar alimentos porque são baratas e podem aumentar a vida útil do produto. Por muito tempo, os especialistas acreditavam que a maioria dos compostos químicos em plásticos não se soltariam deles.
No entanto, a nova pesquisa demonstra que as embalagens plásticas liberam um grande número de produtos químicos, permitindo que eles entrem em nosso corpo, podendo afetar nosso metabolismo e consequentemente influenciando no peso.
Os pesquisadores analisaram 34 produtos plásticos usados no dia-a-dia — como potes de iogurte, garrafas de bebida e esponjas de cozinha — e encontraram mais de 55 mil componentes químicos. Desses, 629 foram classificados como “compostos químicos que perturbam o metabolismo”.
As substâncias reprogramaram células-tronco para se tornarem células de gordura que se multiplicaram mais e se acumularam mais, explicou a equipe de cientistas. Mesmo alguns produtos de plástico que não continham substâncias conhecidas que desregulam o metabolismo desencadearam o desenvolvimento de células de gordura, segundo o estudo.
Isso significa que os plásticos contêm substâncias químicas ainda não identificadas que interferem na forma como nosso corpo armazena gordura, sugerem os autores.