Como o amendoim pode ajudar na luta contra depressão?

2015-04-10_190211

Estudo espanhol mostrou que o alimento  usado na dieta foi associado a um risco 17% menor de depressão em voluntários

Os efeitos antiinflamatórios e antioxidantes associados à composição nutricional do amendoim podem desempenhar um papel importante na redução do risco de depressão. Além disso, o alimento é rico em aminoácidos, como arginina, glutamina, serina e triptofano, e níveis mais baixos dessas substâncias já foram associados à depressão , apontam os autores.

Efeitos contra a depressão

Durante o trabalho, os pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha analisaram os hábitos alimentares de 13,5 mil pessoas com idades entre 37 e 73 anos. Todos moravam no Reino Unido e não tinham diagnóstico de depressão no início do estudo.

Após cinco anos, foram identificados 1,1 mil casos de depressão. O quadro depressivo foi definido na pesquisa como diagnóstico médico autorreferido ou uso de antidepressivo.

Publicado no periódico Clinical Nutrition em julho deste ano (26/7), o estudo constatou que o consumo moderado de amendoim estava associado a uma redução de 17% no risco de apresentar depressão.

“Como a dieta é um fator de estilo de vida modificável, futuros ensaios clínicos de longo prazo devem avaliar se o consumo de amendoim é uma estratégia eficaz para prevenir a depressão em adultos”, afimou o líder da pesquisa Bruno Bizzozero-Peroni, em entrevista ao site Daily Mail.