Como limpar a casa sem usar produtos químicos

2015-04-10_190211

Os químicos: inimigos da saúde
O problema principal de todos os produtos de limpeza que compramos no supermercado é que eles apresentam componentes nocivos para a saúde, como o fato de serem sintéticos ou petroquímicos. Ao inalarmos estes componentes podemos nos intoxicar ou apresentar reações alérgicas.
Existe uma doença popular entras as donas de casa e pessoas que realizam limpeza em casas e escritórios que inclui eczemas nos dedos, mãos e braços, dermatite alérgica, transtornos respiratórios, hipersensibilidade, etc. Isto é devido à exposição excessiva a estes produtos sem a utilização de luvas ou máscaras.
Também é importante mencionar os milhões de toneladas de detergentes que terminam nos rios e mares do planeta, trazendo um impacto muito grande para a natureza. Quanto mais “rápida” é a ação de um desinfetante ou limpador, mais químicos ele contém, ou seja, mais tóxico ele é. É preciso tomar cuidado com os produtos que são utilizados na casa, ainda mais se tivermos crianças ou animais.

O vinagre: primeiro aliado para limpar sua residência
Se você quer limpar a sua casa de maneira natural e caseira, nunca se esqueça de ter vinagre. O vinagre é o ingrediente necessário para qualquer ambiente e o resultado é maravilhoso. Ele desinfeta, elimina a gordura, remove manchas, retira maus cheiros, é bactericida, elimina a ferrugem. Alguns usos do vinagre na casa são:
Limpar com vinagre todo o interior da geladeira, principalmente nos lugares onde está oxidado. Deixe atuar por uns 20 minutos e enxague com água morna.
Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para limpar os vidros, janelas e espelhos. Você pode usar papel de jornal para que fiquem mais reluzentes.
Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e 1 colherada de bicarbonato de sódio. Com esta preparação você pode limpar qualquer superfície.
O bicarbonato: outro aliado para limpar sua casa
Além de usar vinagre para limpar a casa, o bicarbonato de sódio também é muito bom. Ele não irá expor você e sua família a tantos químicos provenientes dos produtos de limpeza habituais. É muito barato e pode ser obtido em farmácias, supermercados, etc. Alguns usos do bicarbonato de sódio:
Limpa os azulejos do banheiro se fosse um abrasivo suave, que não risca. Coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue nas superfícies. Enxague bem e deixe secar. Se você deseja obter uma limpeza superior faça uma pasta com bicarbonato, sal e água.