Como fazer o bebê parar de soluçar

2015-04-10_190211

A dificuldade na passagem do ar para os pulmões provoca o barulho característico do soluço. Nos bebês, há ainda o agravante de que o sistema nervoso deles é imaturo e o nervo frênico ainda não é capaz de controlar perfeitamente o diafragma.
Comer demais, beber coisas geladas, quentes ou gasosas pode causar soluço, pois fazem o estômago inchar, prejudicando o bom funcionamento do nervo frênico e contraindo o diafragma. Sentir frio também pode provocar soluço.
Quando os soluços são muito frequentes e longos, pode ser que exista uma doença por trás, como problemas de vesícula, esôfago ou estômago.

É perigoso?
Geralmente, o soluço não é perigoso. Nos bebês, a frequência deles diminui bastante por volta dos 3, 4 meses. O mais importante é observar se eles são muito constantes, ou se são acompanhados de outros sintomas, como regurgitações e choro.
Soluços que não passam por indicar doenças neurológicas ou gástricas, como refluxo ou gastrite.
Além disso, como o ar entra com muita força nos pulmões nos episódios de soluço, pode provocar dores musculares na barriga e na cabeça.

Como fazer o
soluço passar?
No caso dos bebês, algumas medidas podem ajudar nas crises de soluço. Conheça abaixo algumas delas:
Dar de mamar – O ato de sucção ajuda a reduzir o reflexo do diafragma, diminuindo o soluço
Colocar o bebê para arrotar – A posição vertical ajuda o pequeno a expelir o ar engolido durante as mamadas
Evitar excessos na amamentação – O excesso de leite pode provocar soluço, já que deixa o estômago estufado, por isso vale fazer intervalos entre as mamadas para evitar o problema;
Verifique se o bebê está com frio – O soluço pode ser causado por baixas temperaturas também, por isso avalie se o pequeno está bem aquecido.
Já para as crianças maiores e adultos, a principal dica é segurar o ar por alguns instantes, beber goles de água ou respirar dentro de um saco de papel por alguns segundos.

Tem como
prevenir o soluço?
Bebês podem ter menos episódios de soluço, se tomadas algumas medidas, como: Manter a cabeça do bebê elevada durante a amamentação – Isso evita que ele engula ar, o que provoca soluço
Evitar deixar o bebê “estufado” – O excesso de leite – ou comida – podem aumentar os episódios de soluço, o melhor é equilibrar as refeições;
Para as maiorzinhas e adultos, a melhor forma de prevenir soluço é evitar os excessos – seja de comida ou bebida – e manter-se aquecido.

Simpatias e
remédios
Deixar o bebê em posição vertical
Fazer intervalos entre as mamadas
Dar de mamar durante os episódios de soluço
E aquecer o neném.Existem outras formas de evitar o soluço, principalmente para as crianças maiores e adultos:
Tomar água gelada – A ingestão da água estimula o nervo a funcionar corretamente, diminuindo os soluços
Respirar dentro de um saco de papel – O aumento da concentração de gás carbônico no organismo estimula o sistema nervoso e minimiza os soluços
Fazer uma manobra respiratória – Experimente tapar o nariz com a mão e fazer força para soltar o ar. A contração do tórax pode ajudar a parar o soluço. Essa técnica é conhecida como manobra de Valsava
Ingerir limão – Uma colher de sopa de limão ou o suco de meio limão diluído em água podem ajudar a curar o soluço, pois a fruta estimula o nervo, fazendo o problema passar
Ingerir vinagre – O vinagre também estimula o nervo que causa soluço. Basta 1 colher de chá de vinagre
Ingerir açúcar – A ingestão de um pouco de açúcar também pode ajudar o soluço a passar
Simpatia para bebês com soluço – Para quem acredita em simpatia, há a opção de cortar um pedaço de lã, molhar em saliva e colocar na testa do bebê.