Como fazer a criança gostar de comida saudável?

2015-04-10_190211

Envolva a criança em todo o processo da alimentação: convide-a para ir junto com você comprar a comida, deixe-a manusear e ajudar a escolher as frutas e vegetais mais bonitos. Na hora de preparar, chame-a também para ficar perto de você.
Apresente o prato de forma atrativa. Você pode fazer bichinhos usando pedaços dos alimentos, cortá-los em formatos de estrela ou coração ou ainda montar rostos sorridentes no prato.
Para introduzir novos alimentos no cardápio de maneira suave, combine com a criança de ela experimentar um novo alimento por semana. Depois, desafie-a listar seus favoritos, lembrar-se dos nomes, cores e descrever o gosto.
Se a criança não quiser comer o prato que você colocou à mesa, só ofereça comida novamente na próxima refeição. Muitas vezes, o alimento não é aceito porque a criança sabe que você oferecerá outro logo em seguida com medo de que ela fique com fome.
Não é preciso tirar do cardápio radicalmente alimentos que a criança gosta. Procure substituí-los gradativamente: por exemplo, substitua empanados congelados por peito de frango em algumas refeições semanalmente, até eliminá-los de vez.
Não exagere ao montar o prato da criança. Ver o prato mais cheio do que é capaz de comer, pode desestimulá-la. Coloque porções moderadas de alimentos e, se necessário, repita.
Misture vegetais cortados em alimentos que a criança gosta, naturalmente eles começaram a fazer parte do paladar dela. Vale misturar cubinhos de cenoura, beterraba, abobrinha, por exemplo, na carne moída, no arroz, no purê de batatas, na lasanha, entre outros.
Deixe as frutas expostas à vista da criança ou já lavadas e cortadas dento da geladeira. Assim, no meio da tarde, elas serão opções de lanches saudáveis e fáceis para matar a fome.