Com mais de 5000 votos válidos, cinco Conselheiros Tutelares são eleitos em Bento

2015-04-10_190211

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente terá cinco dias para analisar e homologar oficialmente o resultado das eleições

No domingo, dia 6 de outubro, aconteceram em todo o País as eleições de Conselheiros Tutelares que atuarão pelos próximos quatro anos, na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Em Bento Gonçalves, os votos foram registrados em 26 urnas, cedidas pela 8ª Zona Eleitoral espalhadas por 17 pontos, de 8h  às 17h.
Foram registrados na apuração que aconteceu no Centro Administrativo Municipal 5.040 votos, sendo 5.010 votos válidos, cinco brancos e 25 nulos. Entre os 16 candidatos ao cargo, foram eleitos de acordo com a apuração divulgada no início da noite de domingo(6): Thaís de Matos Magagnin (606 votos), Ari José Pelicioli (543), Paulo Ricardo de Souza (534), Simone Lunelli (422) e Gabriela Ferreira (396).
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – COMDICA,  Nadir Antônio Zeni, serão analisados nos próximos dias cinco denúncias e pedidos de impugnação feitos pelos mais diferentes motivos aos candidatos. Confira a quantidade de votos válidos recebida por cada candidato: 606 – Thaís de Matos Magagnin; 543- Ari José Pelicioli; 534- Paulo Ricardo de Souza; 422- Simone Luneli; 396- Gabriela Ferreira; 385- Leonides Lavinick; 377-Silvana Lima; 370- Alexandra Ricardo; 281- Clóvis Chaves Prates; 276- Tiago Silveira; 250- Noeli Teresinha Kinalski; 169- Jair Antônio Pereira; 152- Pedro Darci Numer; 124- Jorge Lobo Pizzato; 68- Ana Paula Fleck Borba; 57- Camila da Silva.

Thaís de Matos Magagnin, estudante de psicologia de 24 anos, foi a candidata eleita com mais votos, de acordo com ela, desde que iniciou sua graduação, todos os caminhos a levam para o trabalho com crianças e adolescentes, por este motivo decidiu se candidatar ao cargo de Conselheira Tutelar, mesmo sem nenhuma bandeira partidária por trás.
A segunda mais jovem Conselheira entre os eleitos, foi estagiária no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil- CAPSi, onde teve contato com crianças e adolescentes que sofriam de transtornos mentais graves e severos e também na Secretaria Municipal de Habitação e Assistencial Social onde atuou no setor de cadastro Único e tinha contato não somente com os jovens, mas com toda família. Para ela, “Ainda há muito trabalho a ser feito, é um trabalho de formiguinha, mas entendo mais do que nunca a responsabilidade que é esse cargo, pretendo trabalhar muito para aprender sempre e contribuir com toda sociedade de Bento Gonçalves”.

Gabriela Ferreira, de 23 anos, é estudante de Pedagogia, foi eleita com  396 votos e tem experiências com a educação infantil e inclusiva de jovens e adultos com necessidades educacionais específicas, há mais de quatro anos. De acordo com a candidata: “pude constatar a diminuição significativa do número de eleitores de quatros anos atrás para esta.
Para ela, foi visível durante a campanha, que o órgão enfrenta uma grande falta de credibilidade, por este motivo, enfatiza: “Percebi nesta caminhada que muito há de se fazer nesta área, a famosa rede de atendimento clama por uma reestruturação bem como a aproximação do Conselho Tutelar X Escola, para tanto acredito muito no grupo que foi escolhido pelo processo eleitoral, pois todos estamos imbuídos de uma vontade de mudança e assim faremos. ”
Neste sentido, a Conselheira eleita pede: “precisamos que os órgãos, que a administração pública e que principalmente a comunidade, se junte a nós, pois juntos podemos transformar uma comunidade melhor para nossas crianças e nossos jovens. ”

Paulo Ricardo de Souza, de 48 anos, foi o único dos Conselheiros a ser reeleito, sendo este (2020/2024) o seu segundo mandato.
De acordo com o Conselheiro eleito com 534 votos e com mais de dez anos de experiência, com projetos sociais: “Acredito que a soma de compromisso, responsabilidade, experiência e conhecimento e igual a proteção”, quem me conhece sabe o compromisso e responsabilidade que tenho com a proteção e o zelo pelo direito de crianças e adolescentes do nosso município”.
Atualmente o Conselheiro participa do “Café Convívio”, que é um grupo de apoio informal de atendimento direto e gratuito a dependentes químicos e familiares, com reuniões semanais em diversas cidades da região. O candidato eleito completa sobre a sua experiência: “ já tive a oportunidade de trabalhar por três anos na Secretaria de Assistência Social do município, e hoje Integro o Comitê de Enfrentamento a Violência Infantil de Bento Gonçalves “.

Ari Pelicioli, de 56 anos, foi o segundo candidato mais votado durante as eleições, tem formações em Gestão Imobiliária, Direito, Gestão Pública e atualmente cursa Teologia.
O escolhido como um dos conselheiros, trabalhou como professor de cursos profissionalizantes e escreveu o Livro “Vida: Uma viagem diária”, uma obra que fala de motivação, superação, inspiração e reflexão. De acordo com ele, sua vida é dedicada a sociedade bento-gonçalvense, através de mais de 30 anos de atuação e experiência em causas sociais ligadas a jovens, crianças e adolescentes.

Simone Lunelli, de 45 anos, foi a quarta candidata mais votada, é promotora de vendas e engajada em causas sociais ligadas a crianças e animais.
Por muitas vezes, Simone esteve à frente de jantares, bingos, pedágios solidários e diversas outras ações, destinadas a ajudar pessoas que estavam passando por alguma dificuldade.
Para Simone, sua missão em seu novo cargo é “ poder fazer por nossas crianças e adolescentes mais projetos sociais, levar as escolas conhecimentos e trabalhar junto com a sociedade para um mundo melhor”.

Conselheira Tutelar eleita em Monte Belo não pode assumir

Além dos cinco candidatos eleitos em Bento, foram eleitos novos Conselheiros Tutelares em Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira.
Em Santa Tereza, foram registrados 626 votos válidos, resultando na eleição de cinco Conselheiras: Letícia Villa, Camila Campestrini Zaffari, Solange Ceriotti Zilio, Claudete Panizzi Ceriotti, Carine Adriane Schwinn
Já em Monte Belo do Sul, as cinco Conselheiras foram eleitas com 948 votos válidos, sendo elas: Mônica Cettolin, Silvane Goin, Márcia Somenzi, Cristiane Marques de Almeida, Vera Lúcia dos Passos foram eleitas.
Após o resultado da votação, na manhã de segunda-feira (7) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica de Monte Belo, divulgou um comunicado esclarecendo que  Mônica Cettolin e Janete Maria Meazzi Rasia, são cunhadas, e não podem atuar juntas, ao mesmo tempo.
A regra está prevista na Lei 8069-1990, Estatuto da Criança e do Adolescente que estabelece em seu Art. 140: “Dos Impedimentos Art. 140.
São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.” Por este motivo, assume a candidata Márcia Somenzi.
No município de Pinto Bandeira, foram registrados 405 votos válidos, sendo eleitas: Rosimeri De Toni, Ivone Cosme, Fatima Pereira, Marli Ferrari e Mariangela Leopoldina.