Com inflação a carne, leite e óleo saem  do carrinho de compras  

2015-04-10_190211

Em um ano, a porcentagem de brasileiros que compravam óleo foi de 7,1% para 6%, enquanto a compra de carne passou de 5,9% para 5,3%.

Nos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 12,13%. Com esse número sentido no bolso, consumidores vêm sendo obrigados a deixar de comprar produtos básicos, como carne de boi, leite longa vida e óleo, de acordo com levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus.

Com a análise de 35 milhões de notas fiscais pelo Brasil, a Horus averiguou que no mês passado o leite era comprado por 14,2% da população. Na mesma data no ano passado, a incidência de compra era de 15,9%, ou seja, 1,7 % maior.

Durante esse período, o valor médio do litro foi de R$ 4,29 a R$ 7,25, representando um crescimento de 69% em 12 meses.

O óleo e a carne bovina enfrentam uma situação similar: o primeiro teve incidência de compra diminuída de 7,1% para 6%, enquanto o segundo passou de 5,9% para 5,3%. Ambos representam um decaimento no período de um ano.

Durante esse tempo, o preço médio do litro de óleo pulou de R$ 9,60 para R$ 16,81; já o quilo de carne foi de R$ 29,66 para R$ 31,47.