Com a proximidade do verão, dengue exige cuidado redobrado, alerta Secretaria de Saúde

2015-04-10_190211
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública

A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A sombra, com água limpa e parada é um dos locais onde os mosquitos se proliferam. As larvas são adaptadas ao calor. Por isso, de acordo com a secretaria, é importante que as pessoas façam a sua parte, seguindo as orientações dos profissionais da Vigilância Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente, para eliminar os criadouros do mosquito.
Nesta sexta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente realizam o dia D, das 9h às 15h na Via Del Vino. Na ocasião, os técnicos estarão apresentando à população as formas corretas de separar e acondicionar o lixo, além das principais ações de prevenção e combate ao mosquito.
De acordo com a secretaria é importante verificar o quintal de casa com frequência. 15 minutos por semana são suficientes para eliminar criadouros (que são todos os depósitos que podem acumular água e servir para proliferação do mosquito).
A fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada. Em contato com a água, os ovos evoluem até se transformarem em mosquitos adultos. Quanto mais quente e úmido o clima, maior será a população de mosquitos.
No sul do Brasil, o principal criadouro do mosquito é o lixo reciclável espalhado pelo meio ambiente. Potes, garrafas, plásticos, pneus acumulam água proliferando mosquitos, além de servirem como abrigos para outros insetos que podem ser prejudiciais à nossa saúde, como baratas, carrapatos e animais peçonhentos.
“É de fundamental importância que cada um faça a sua parte, eliminando água parada e acondicionando corretamente o lixo. Pedimoso a gentileza de que todos recebam em suas casas o agente de endemias, pois ele irá auxiliar na identificação e eliminação desses criadouros”, ressalta o coordenador da Vigilância em Saúde, Rafael Vieira.

Dicas para evitar a proliferação do mosquito
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.