Coluna | “Emagrecer + saúde + imunidade: ozonioterapia”

2015-04-10_190211

Nelise Martinelli – Esteticista e especialista em ozonioterapia

Dentre as várias técnicas que podemos lançar mão para nos ajudar a ter o corpo desejado, juntamente com alimentação saudável e a prática de exercícios estão muitos procedimentos manuais como massagens, drenagens e outros que se utilizam de aparelhos aliado à medicamentos.

Recursos

Mas, o que é pouco difundido e tem apresentado resultados surpreendentes é a ozonioterapia que vem ganhando muito espaço na área terapêutica e estética pelos diversos benefícios que esse tratamento possui. Tanto que ela é amplamente recomendada que até se utiliza em alguns tratamentos do SUS.

O que é

Muitos médicos usam a ozonioterapia até para tratamentos de câncer.
A ozonioterapia é uma prática antiga, foi utilizada na Alemanha na Primeira Guerra Mundial para tratar os soldados feridos. A terapia consiste na aplicação de uma mistura especial de dois gases, ozônio (5%) e oxigênio medicinal (95%), esse gás tem a capacidade de melhorar a oxigenação celular, estimula a circulação, fortalecer o sistema imunológico, acelerar o metabolismo, faz uma desintoxicação no organismo, é um poderoso anti-inflamatório.

Como aplica
Na estética a aplicação do ozônio na pele traz um excelente aspecto pois é capaz de ativar a circulação periférica e microcirculação, oxigenando os tecidos e estimulando a atividade dos glóbulos vermelhos. Já nos tratamentos para gordura localizada e celulite o ozônio é capaz de romper as células gordurosas, liberando-as e dissolvendo no corpo.

A ozonioterapia também pode ser utilizada na estética para rejuvenescimento da pele, clareamento de manchas, no combate de acne, na queda capilar, em tratamento contra flacidez de pele, olheiras e papada, na eliminação de celulite, estrias e gordura localizada.

A propriedade anti-inflamatória do gás tem um efeito analgésico, e o melhor sem os efeitos colaterais dos medicamentos, corrige o stress oxidativo, atuando no alívio de dores crônicas e agudas, típico das doenças inflamatórias, como dor de cabeça, renites, sinusites, dores na coluna, artrite reumatóide, até mesmo fibromialgia.

A ozonioterapia tem sido utilizado como tratamento complementar em mais de 200 doenças, foi regulamentada e implantada no SUS em 2018 como terapia integrativa.

É seguro?
A utilização do gás ozônio é eficaz e segura, estudos mostram que os riscos são praticamente inexistentes, podendo acontecer em apenas 0,0007% dos casos, pois o ozônio é uma biomolécula natural.
O sistema imunológico que funciona normalmente produz ozônio em pequenas quantidades para eliminar os agentes patogênicos que causam as doenças como os vírus, bactérias, fungos. Mas quando falta oxigênio o sistema imunológico fica impossibilitado de realizar essa tarefa, no entanto ao realizar a ozonioterapia as células do sistema imunológico recebe o ozônio fazendo com que ele volte a funcionar adequadamente.

Como aplica?
A forma de aplicação para emagrecer e ter todos os benefícios para a saúde é por insuflação retal, realizada com a ajuda de uma sonda, o gás é levado até o intestino, onde é absorvido pelo sangue, agindo no organismo como um todo.

Já as aplicações por via subcutânea, de injeções com ozônio no local faz com que a gordura passe por um processo de fissão, ajudando na oxigenação das células e contribuindo para expulsar as toxinas nocivas, como os radicais livres, por exemplo. As aplicações por via subcutânea, também são feitas para fins analgésicos, aliviando dores crônicas e agudas.