Amenize os sinais de envelhecimento com microagulhamento

2015-04-10_190211

Nelise Martinelli – Esteticista e especialista em ozonioterapia

Os sinais de envelhecimento no rosto estão preocupando cada vez mais os homens e mulheres, mas afinal quem não quer ter uma pele saudável com aparência mais jovem!?

O passar do tempo é inevitável e os primeiros sinais de envelhecimento da pele começam a aparecer por volta dos 25 anos de idade, quando a pele diminui a capacidade de produção de colágeno e elastina, mais tarde ocorre a queda dos tecidos, músculos e gordura.

O envelhecimento facial inicial é caracterizado pelas linhas de expressão, que mais tarde se acentuam e se transformam nas rugas, sulcos, manchas, dentre outras características indesejadas como poros dilatados, olheiras, cicatrizes de acne.

Mas a boa notícia é que existem muitas formas de tratamentos que podem amenizar consideravelmente os efeitos da passagem do tempo. Tanto é que, hoje em dia, podemos perceber maior dificuldade em avaliar a verdadeira idade das pessoas, pois estamos cada vez nos cuidando mais, aproveitando os recursos disponíveis, não é mesmo?

Um ponto importante é prevenir o envelhecimento, através de um estilo de vida saudável, com prática de exercícios físicos, controle de estresse, alimentação balanceada, rica em alimentos antioxidantes e vegetais, além de proteção solar.

Então vamos falar do tratamento para rejuvenescimento que tem sido o queridinho das famosas! O microagulhamento, escolhido por seus vários benefícios e pelo poder transformador das agulhas que mudam a aparência da pele.

Também tem feito sucesso entre os homens, principalmente no tratamento da calvície, porque auxilia no crescimento do cabelo devido à grande estimulação da circulação sanguínea.

Benefícios do microagulhamento
O microagulhamento também é conhecido como indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA). O procedimento baseia-se em diversas agulhas que perfuram as camadas da pele.

O principal objetivo é estimular os fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina para restaurar a pele que foi danificada, promover rejuvenescimento, tratar linhas de expressão, cicatriz de acne, rugas, poros dilatados e flacidez de pele.

Outra função do microagulhamento é a técnica de drug delivery, que permite a aplicação de medicamentos profundamente na pele. Esse medicamento pode ter a função de rejuvenescer, hidratar a pele, clarear tratando manchas como o melasma.

O Microagulhamento é um procedimento seguro que traz resultados excelentes. Utilizo uma Caneta elétrica, a DermaPen, para realizar a técnica, que é um aparelho versátil e moderno, podendo trabalhar mais de uma queixa na mesma sessão, pois ele possibilita a seleção do comprimento das agulhas que fazem o nosso querido colágeno ser produzido.

Assim podemos, por exemplo, melhorar a cicatrizes de acne e rejuvenescer a pele ao mesmo tempo!

Quanto tempo para ver resultado do microagulhamento?
Os resultados referentes à amenização de manchas e mais vitalidade da pele podem ser observados entre 15 e 30 dias após o tratamento. Já a produção de colágeno alcançará o pico em um período de dois a três meses após o procedimento, apresentando melhorias em rugas, cicatrizes e estrias.

Como fica a pele depois de um microagulhamento?
Após o procedimento, geralmente, a região fica avermelhada, com aquecimento e leve inchaço por até três dias, devido ao processo inflamatório. Também pode ocorrer descamação, porém a região não ficará com aspecto de machucada.

Quantas sessões são necessárias de microagulhamento?
Em geral são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalos de um mês entre elas, para que a pele possa se recuperar. É possível ter uma melhora na pele de cerca de 80%. Para indicar corretamente o tipo de tratamento para cada problema específico é necessário fazer uma consulta estética.