Coleta Seletiva ajuda na preservação do Meio Ambiente

2015-04-10_190211

Descarte consciente ajuda a reduzir impactos de resíduos

A prática da coleta seletiva é importante para ajudar na preservação do Meio Ambiente. Ou seja, não basta apenas depositar os lixos em sacos plásticos e descartá-los diariamente para as empresas responsáveis por recolher o lixo.

O impacto produzido pelos resíduos gerados pelas pessoas pode ser devastador. Por isso, foi desenvolvida a coleta seletiva, que consiste num descarte consciente, onde os resíduos são previamente separados pelas pessoas que os geram de acordo com o material de que são feitos.

Isso significa que, ao invés de um depósito único, são criados vários depósitos para os distintos materiais. São eles o plástico, o papel, o vidro, o metal, a madeira, os resíduos orgânicos, os resíduos radioativos e os resíduos hospitalares. A separação não é um passo único, pelo contrário, é apenas o passo inicial para o que realmente importa: a reciclagem dos materiais.

Após a separação por parte do gerador de lixo, nas cidades em que há a coleta seletiva, os resíduos são encaminhados para os centros de triagem. Lá, os materiais são separados, prensados e reciclados. Após, são enviados para as respectivas indústrias de reciclagem.

A reciclagem é fundamental para evitar desperdícios e aproveitar ao máximo cada material oferecido pelo meio ambiente. Se não fosse a reciclagem, os materiais levariam décadas e séculos para conseguir chegar à decomposição. Dessa forma, além de contribuir para a degradação natural, a reciclagem ainda ajuda para a geração de renda, visto que há indústrias específicas neste ramo.

O papel reciclado, por exemplo, é presente em boa parte da sociedade e movimenta uma grande indústria por trás de todo o processo de reciclagem.

Para realizar a coleta seletiva, o passo inicial é conseguir encontrar lixeiras adequadas para a separação dos resíduos. Há cores convencionais para cada tipo, que são as seguintes:

 

Azul: Papel e papelão;

Verde: Vidro;

Vermelho: Plástico;

Amarelo: Metal;

Laranja: Resíduos perigosos;

Preto: Madeira;

Branco: Resíduos ambulatoriais;

Roxo: Resíduos radioativos;

Marrom: Resíduos orgânicos;

Cinza: Resíduos não recicláveis.