Muito requisitado por brasileiros, o processo em busca da cidadania italiana apresenta pontos complexos e levantam algumas dúvidas. Uma questão bastante recorrente é: até qual geração se tem direito ao documento?
Para começar, a resposta é simples e positiva: não há limite de gerações para que você tenha direito à sua cidadania italiana. É claro que existem algumas condições. A principal delas é que o seu ascendente direto não pode ter se naturalizado brasileiro, pois isso invalida o processo de cidadania italiana. No entanto, se o seu ascendente optou pela naturalização depois que teve o filho que deu continuidade à linhagem até chegar na sua geração, você se mantém apto ao direito.
Quais são os documentos para solicitar a cidadania italiana
Confirmada a descendência italiana, é preciso providenciar documentos que comprovem esse fato. A certidão de nascimento italiana do antepassado emigrado no Brasil, certidões brasileiras de nascimento de toda a linha de descendência, certidões de casamento de toda a linha de descendência, certidões de óbito e a Certidão Negativa de Naturalização do seu antepassado italiano.
Solicite a tradução juramentada para o italiano
Todos os documentos emitidos em outro idioma que não o italiano devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, que tem fé pública, para assegurar a veracidade da tradução