Ciclone extratropical na Argentina direciona onda de frio e geada ao RS

2015-04-10_190211

 

Na terça-feira, estas áreas do Rio Grande do Sul ainda devem ter frio com marcas ao redor de 5ºC.

 

Ciclone extratropical na costa da Argentina impulsiona ar frio para o Rio Grande do Sul com vento do quadrante Sul que eleva o nível do Guaíba. O ar frio vai trazer formação de geada no começo da semana em algumas cidades e ainda movimenta uma frente fria que levará chuva ao Centro do Brasil.

A imagem de satélite do GOES-16 do final da manhã deste sábado mostrava uma grande espiral de nuvens, que é característica de um ciclone, posicionada a Leste da província argentina de Buenos Aires e ao Sul da foz do Rio da Prata, sobre o Oceano Atlântico.

Dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) indicavam os efeitos deste ciclone na chamada costa atlântica da província de Buenos Aires. A estação situada no aeroporto do Balneário de Mar del Plata indicava na manhã deste sábado muitas nuvens e frio abaixo de 10ºC, mas sem vento intenso.

As cidades de Montevidéu e Buenos Aires, que estão próximas ao centro do ciclone, não registravam tampouco vento forte, mas, assim como Mar del Plata, estavam com marcas muito baixas para o horário em se tratando do último dia do mês de setembro.

A tendência é que este ciclone extratropical no Atlântico Sul, que está longe de ser intenso, movimente-se neste início de semana no sentido Leste-Nordeste, mas em nenhum momento vai alcançar a área continental do Sul do Brasil.

CICLONE IMPULSIONA AR FRIO E TRARÁ GEADA

O ciclone na costa da Argentina impulsiona ar mais frio para o Rio Grande do Sul neste fim de semana, o que vai manter a temperatura amena para esta época do ano. O ar frio terá maior influência na zona Sul do estado gaúcho.

As mínimas neste domingo e na segunda vão ficar entre 3ºC e 5ºC em várias localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul gaúcho.

Na terça-feira, estas áreas do Rio Grande do Sul ainda devem ter frio com marcas ao redor de 5ºC.

Ar seco e tempo mais aberto contribuirão para a queda maior da temperatura no Sul gaúcho.

Além de maior nebulosidade, a atmosfera deve se resfriar menos que no Sul, que estará mais próximo do pequeno bolsão de ar gelado. O amanhecer da segunda será mais frio na região com mínimas de um dígito.

FRENTE FRIA ASSOCIADA AO CICLONE ALCANÇA O CENTRO DO BRASIL

A frente fria associada ao ciclone na costa argentina se desloca para Norte e traz chuva em vários pontos do Centro do Brasil neste fim de semana. Chove em grande parte do estado de São Paulo no domingo assim como no Rio de Janeiro e no Oeste, Centro e o Sul de Minas Gerais. A instabilidade alcança até de noite o Sul do Espírito Santo.