CIC-BG mobiliza escolas para a retomada do Junior Achievement

2015-04-10_190211

Entidade visita educandários para divulgar proposta focada na educação empreendedora

 

O empreendedorismo ajudou a transformar Bento Gonçalves numa das cidades mais desenvolvidas do Estado. Fazer com que essa cultura seja estimulada – e despertada – desde cedo nos jovens estudantes faz parte das estratégias do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para manter, no futuro, o ciclo de desenvolvimento da cidade.
Esse planejamento volta a ser colocado em prática agora com a agenda que a Junior Achievement, organização voltada à educação empreendedora e acionada no município pelo CIC-BG, promove na rede escolar.
A partir de 06 março, a equipe do Junior Achievement estará sensibilizando estudantes do ensino médio a participarem do programa Miniempresa. As visitas se iniciam pela Escola Mestre Santa Bárbara e seguem, até quinta-feira, pelos colégios Alfredo Aveline, Landell de Moura e Bom Retiro. Em cada uma delas, os alunos serão convidados a integrarem um treinamento para criarem uma empresa e um produto, gerenciando o negócio do início ao fim. São os próprios alunos-empresários que serão responsáveis, por exemplo, por fazerem relatórios, calcularem o lucro e devolverem dinheiro aos seus acionistas.
Para isso, eles terão uma carga horária de 53 horas-aula e receberão material didático e lições sobre gestão, empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas.
Para essas quatro áreas, eles contarão com o suporte dos chamados “advisers”, espécies de conselheiros com conhecimento nos temas para a construção da empresa. Assim, portanto, além das escolas participantes, o JA busca cooptar os advisers para integrarem os negócios.
São os próprios alunos-empresários que serão responsáveis por fazer relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.
A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, diz que o programa é um grande incentivador da cultura empreendedora e um aprendizado para o mercado de trabalho, algo que em breve os estudantes terão que lidar.
“Com os ensinamentos gerados estaremos dando continuidade à tradição empreendedora da microrregião, formando futuros empresários e dando continuidade à vocação que temos em empreender e negociar”, diz Marijane.
A Junior Achievement foi criada em 1919 e é uma das maiores organizações de incentivo aos jovens, disseminando educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” para levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho a milhares de jovens. A JA está presente há 40 anos no Brasil e, nesse período, já impactou 5,7 milhões de pessoas.