Chuva retorna nesta sexta-feira no norte e noroeste do RS

2015-04-10_190211

O mapa mostra  a região propensa à chuvas neste final de semana.  Confira a notícia detalhada

A chuva estará de volta ao Sul do Brasil nesta sexta-feira, trazendo instabilidade do tempo em algumas regiões. De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve afetar principalmente áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas não se espera chuva generalizada.

A mudança do tempo será resultado de uma área de baixa pressão que se deslocará para o Oceano Atlântico ao longo do fim de semana, intensificando-se rapidamente e afastando-se da costa. Nesta sexta-feira, o sol aparecerá com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade aumentará ao longo do dia, com a formação de áreas de instabilidade. A expectativa é de chuva em diferentes pontos do Norte e Noroeste do estado, incluindo as regiões do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e Aparados. Nas demais regiões, como a Grande Porto Alegre e a área da capital, as instabilidades serão isoladas, com períodos de sol entre nuvens.

A temperatura amanhecerá fria nesta sexta-feira, mas as mínimas serão mais altas em comparação ao dia anterior. Espera-se marcas abaixo de 10ºC na maioria dos municípios, inclusive em Porto Alegre. Durante a tarde, as temperaturas serão amenas e não subirão tanto devido ao aumento da cobertura de nuvens.

Em Santa Catarina, também haverá sol com nuvens nesta sexta-feira, mas a nebulosidade aumentará ao longo do dia. A chuva atingirá várias regiões, do Oeste ao Leste do estado, embora não alcance todas as cidades catarinenses. A MetSul ressalta que o prognóstico para esta sexta-feira é desafiador, pois os modelos numéricos de previsão apresentam divergências em relação à abrangência da chuva. No entanto, todos concordam que os volumes de chuva serão baixos de forma geral.

A população da região sul do país deve acompanhar as atualizações meteorológicas e se preparar para as mudanças no tempo ao longo do dia.