Plataforma deve cobrir imagens com possível conteúdo sexual, além de identificar de onde partiu a mensagem
Se o assédio já é recorrente na vida cotidiana das mulheres, no ambiente virtual as investidas não consensuais podem ser ainda mais violentas e explícitas. Não são raros os relatos de pessoas que recebem imagens de nudez ou cunho sexual que não foram solicitadas.
Para tentar diminuir essas ocorrências, há indícios de que os Instagram está trabalhando em uma ferramenta que detecta e cobre essas imagens quando são enviadas através do chat privado. Dessa forma, o usuário escolhe se quer ou não abrir a foro que recebeu.
O desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi foi uma das primeiras pessoas a notar a mudança. Ele divulgou um print da ferramenta em uma publicação feita no Twitter.
A captura de tela postada na rede social sugere que além de cobrir o nude enviado, o recurso conta com processamento local, sem utilizar os servidores do Instagram.
Para ajudar os usuários que receberam imagens impróprias a ferramenta ainda disponibilizará algumas dicas de proteção úteis nessas situações. A ferramenta será de uso opcional, podendo ser ativada ou desligada através das configurações da rede social.
A medida deve reforçar outras ações tomadas pela plataforma, como a opção de separar as conversas com seus amigos das mensagens enviadas por desconhecidos. O Instagram ainda usa um filtro que identifica palavras, emojis e outros aspectos do texto que podem ser considerados inadequados.
Essa é uma maneira de reconhecer o envio de conteúdo abusivo Eles são alocados em “Solicitações ocultas”, uma subpasta das “Solicitações de contato”.