Casos de variante Delta são confirmados na Serra

2015-04-10_190211
A variante Delta foi quatro vezes mais eficiente em escapar dos anticorpos dos não vacinados. Foto: Reprodução

Infectados pela cepa identificada na Índia são moradores de Gramado

Os dois primeiros casos de infecção pela variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul foram confirmados, na segunda-feira (19), pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os dois pacientes que testaram positivo para a cepa identificada primeiramente na Índia são moradores de Gramado e fazem parte da mesma cadeia de transmissão. Eles não possuem histórico de viagem para outros países ou Estados.

Uma das amostras coletada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) pertence a um homem de 32 anos que trabalha como recepcionista de hotel. A amostra do outro indivíduo, que teve contato com o recepcionista, foi analisada e confirmada pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) do Cevs.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Gramado, os pacientes estão bem e o primeiro caso já recebeu alta do isolamento domiciliar. Seu estado clínico permaneceu estável durante o monitoramento da infecção feito pela Vigilância em Saúde do município.

Estudos científicos têm demonstrado que as vacinas contra a covid-19 mantêm alta proteção contra hospitalizações e mortes causadas pela Delta, desde que o esquema vacinal esteja completo. Em resposta a isso, Rio Grande do Sul e outros Estados optaram por antecipar a segunda dose dos imunizantes de Oxford/AstraZeneca e Pfizer.