Calor intenso cede lugar a frente fria no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

 

Calor persiste até o início da quarta-feira, momento em que o clima sofre alteração

Depois de um final de semana de calor intenso no Rio Grande do Sul, espera-se para esta segunda-feira um céu parcialmente nublado em grande parte do estado gaúcho. As temperaturas continuarão superando a média histórica para o mês de junho, com máxima prevista de 24ºC em Bento Gonçalves. Durante o dia, espera-se o ingresso de nuvens entre a Campanha e o Sul do estado, com possibilidade de chuvas localizadas.

A presença contínua de uma massa de ar quente de origem tropical sobre o Rio Grande do Sul resultará em mais um dia de calor, com temperaturas máximas elevadas. Mesmo com uma queda de temperatura à noite, o clima continuará quente.

Em Porto Alegre, as temperaturas variarão entre mínima de 17ºC e máxima de 27ºC.

Semana começa com calor e termina com frio

No fim de semana, os termômetros no Rio Grande do Sul ultrapassaram os 31ºC. No sábado, a temperatura alcançou 31,2ºC em Parobé, 30,7ºC em Venâncio Aires e 30,6ºC em Colinas. Já no domingo, a temperatura máxima foi de 30,7ºC em Torres.

A semana entrante promete ser de contrastes: começa com calor e termina com frio. As temperaturas continuarão bastante elevadas para esta época do ano até meados da semana, quando uma frente fria deverá atravessar o estado. Segunda e terça-feira serão marcadas pelo tempo estável na maior parte do Estado, com máximas próximas a 30ºC no Oeste, Noroeste, Centro, vales e na região da Grande Porto Alegre.

Na quarta-feira, a frente fria se deslocará pelo Rio Grande do Sul, trazendo mudanças climáticas para todas as regiões, inclusive chuva. Em geral, os volumes de precipitação não deverão ser significativos na maior parte dos municípios. Apesar do dia começar quente e abafado, terminará com frio. As madrugadas de quinta e sexta-feira prometem ser frias, com possibilidade de geadas em algumas áreas, como a Campanha e a Serra.