Vinho sobe para o segundo lugar na preferência de quem bebe regularmente
Ela está na praia, em bares, nos churrascos e em comemorações. A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil. Atualmente, o país é o terceiro maior consumidor da gelada do mundo.
Na pandemia, ela foi uma das protagonistas nos lares de todo o mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 42% dos brasileiros relataram alto consumo de álcool durante a pandemia.
O Brasil também é o país com a cerveja mais barata do mundo. de acordo com plataforma de desconto CupomValido.com.br com dados da Numbeo e Statista.
A nação aparece em 10° lugar com preço de U$1,38, enquanto a Etiópia fica com a primeira posição, com U$0,75, com um custo de U$4,06 para uma cerveja de 500 ml.
No mercado brasileiro, a Skol é a marca mais vendida, seguida pela, Brahma, Antarctica, Schin e Itaipava. Ao redor do mundo, a Snow leva a melhor posição, ao lado da Tsingtao (chinesas).
Entre as preferências nacionais, o vinho ocupa o segundo lugar. No ano passado, 51 milhões de pessoas consumiam a bebida, de acordo com a Wine Inteligence. Isso representa 36% da população do país.
Uso excessivo do álcool cresceu na pandemia
Apesar de ser bom para o mercado de alcoólicos, o número é preocupante para o campo da saúde. Um estudo da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) apontou que entre a faixa etária dos 30 a 39 anos, por exemplo, mais de 35% dos 12 mil entrevistados passaram a consumir doses excessivas em intervalos curtos.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG) identifica que 1 em cada 3 brasileiros está consumindo mais álcool, pelo menos uma vez por semana. O consumo abusivo foi relatado por 18,8% dos entrevistados.