Marcas de shampoos a seco saem do mercado no EUA por risco de câncer

2015-04-10_190211

Foi encontrado benzeno  que  contamina os pulverizadores dos aerossóis ao serem refinados do petróleo

A Unilever realizou o recall de marcas populares de shampoo a sexo em aerossol nos Estados Unidos após a descoberta de que estavam contaminadas com o produto químico benzeno, que pode causar câncer. Dentre as marcas afetadas estão Dove, Suave, Tresemmé, Nexxus e Tigi, que fabricam os shampoos secos Rockaholic e Bed Head.

O aviso foi dado no site da FDA (Food and Drug Administration), órgão similar à Anvisa nos EUA, nesta sexta-feira (21).

O recall dos produtos se estende aos fabricados antes de outubro de 2021, e reacendeu o alerta quanto à segurança dos aerossóis. No último ano e meio diversos produtos desse tipo foram retirados das prateleiras devido a presença de substâncias cancerígenas conhecidas, como os protetores solares em aerosol Neutrogena, da Johnson & Johnson, Banana Boat da Edgewell Personal Care, e o Coppertone da Beiersdorf AG.

Também foram retirados desodorantes e antitranspirantes em spray como o Old Spice da Procter & Gamble e o Suave da própria Unilever. Esses recalls foram desencadeados pela descoberta de benzeno nos produtos após estudos do laboratório de análise Valisure realizados a partir de maio de 2021.

Esta não é a primeira vez que o shampoo seco em spray foi identificado como um problema. A P&G testou todo o seu portfólio de produtos aerossóis seguindo as descobertas da Valisure. A empresa então retirou seus xampus secos Pantene e Herbal Essences em dezembro, citando contaminação por benzeno.

O grande problema com aerossóis está nos propelentes usados para pulverizar os produtos de higiene pessoal das latas. Esses produtos em spray, como desodorantes e shampoos a seco, geralmente contêm propelentes como butano e propano, destilados de petróleo. O benzeno é um contaminante comum em produtos petrolíferos.

Unilever disse que esse foi o caso do recall do xampu seco. A empresa não divulgou a quantidade de benzeno encontrada nos produtos, embora tenha dito que os estava retirando com muita cautela.

A FDA disse que “não se espera que a exposição diária ao benzeno nos produtos recolhidos nos níveis detectados nos testes cause consequências adversas à saúde”. No entanto, a agência também disse que a exposição ao benzeno pode resultar em leucemia e outros cânceres no sangue.