Temperaturas altas na Serra Gaúcha persistem até metade da próxima semana
Segundo o site Metsul o Rio Grande do Sul registrou nesta segunda-feira o terceiro dia seguido em que a temperatura máxima superou os 30ºC com o domínio do ar quente que persiste sobre a Metade Norte gaúcha por conta de um bloqueio atmosférico associado a grande massa de ar seco que cobre o Brasil. Dias quentes em pleno auge do inverno não chegam a ser incomuns, mas que haja três dias em sequência com máximas superiores a 30ºC foge ao normalmente observado.
O calor chamou a atenção na região da Serra Gaúcha que teve tarde com máximas altíssimas para o mês de julho e próximas dos patamares médios de janeiro e fevereiro. Para se ter ideia de como foi quente a tarde desta segunda na Serra, as máximas atingiram 28,8ºC em Serafina Correa, 29,4ºC em Antônio Prado, 28,1ºC em Garibaldi, 28,0ºC em Bento Gonçalves, 27,2ºC em Lagoa Vermelha, 26,9ºC em Caxias do Sul e Farroupilha, e 26,4ºC em Vacaria.
O calor pelo terceiro dia seguido na Metade Norte gaúcha foi consequência de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, corredor de vento forte a intenso a cerca de 1.500 metros de altitude, que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, e que trouxe ar seco e quente com vento Norte para parte do Rio Grande do Sul, elevando fortemente a temperatura.
Foi notável a diferença de temperatura entre o Sul e o Norte da região metropolitana de Porto Alegre durante a tarde desta segunda-feira. No Vale do Sinos, onde o tempo abriu antes à medida que a frente quente avançava para o Sul e a nebulosidade diminuía gradualmente na área metropolitana, as máximas chegaram a 25ºC em Campo Bom enquanto na capital não passou de 22,2ºC.
Impressionante que o bloqueio atmosférico responsável pela temperatura muitíssimo acima do normal de julho na Metade Norte gaúcha não vai cair tão cedo. Ao menos até o começo da próxima semana todos os dias o Noroeste gaúcho terá máximas entre 27ºC e 30ºC, sendo que em alguns dias novamente acima de 30ºC, tal como hoje. Já o Sul gaúcho seguirá com chuva frequente, abundante nebulosidade e temperatura muito mais baixa na comparação com o Norte gaúcho.