Beber não altera eficácia das vacinas

2015-04-10_190211

Nenhum imunizante usado contra Covid tem seu efeito alterado pelo álcool

A vacinação contra a Covid-19 avança em todo o país e a expectativa é que nos próximos meses toda a população adulta esteja imunizada. No entanto, a eficácia de cada vacina muda e os efeitos colaterais no corpo de cada um também. Mas, será que a ingestão de bebida alcoólica depois de tomar a vacina causa algum efeito?
O dito popular diz que o álcool pode enfraquecer o sistema imunológico e diminuir a ação do imunizante no corpo humano é um mito. Não há, em nenhuma das vacinas contra a Covid-19 usadas atualmente, qualquer tipo de contraindicação ao consumo de bebida alcoólica após tomar a vacina.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim) nenhuma vacina, incluindo as usadas contra a Covid-19, tem seu efeito alterado pelo álcool. A bula dos imunizantes, inclusive, não fala nada sobre isso. A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já se posicionou sobre o tema e disse que não há estudos que mostrem algum impacto do consumo de álcool na vacinação.
Mesmo assim, o órgão ressalta que, apesar de não haver comprometimento do efeito da vacina, o consumo crônico de bebidas alcoólicas pode tornar o sistema imunológico mais fraco, fazendo com que a pessoa fique mais vulnerável a infecções e contaminação com vírus.