Bandeira vermelha da conta de luz deve ser mantida até dezembro

2015-04-10_190211

Além do aumento de cerca de 20% na conta de luz, que passou a valer para os consumidores da concessionária Rio Grande Energia (RGE) na última semana, a tarifa poderá ficar até dezembro com a bandeira vermelha, que acrescente R$5,00 a cada 100 kilowatts-hora consumidos. A permanência da bandeira vermelha é prevista pelos especialistas até outubro, por causa do baixo nível dos reservatórios, mas deve se estender até o final do ano caso as chuvas não sejam suficientes para regularizar o patamar das hidrelétricas.
O sistema de bandeiras – verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2 – é usado para indicar o patamar tarifário da conta de luz. Exceto pela verde, na qual não há cobrança extra, a tarifa fica mais cara na vigência das demais. A medida é uma forma de compensar o acionamento das usinas termoelétricas, cuja operação é mais cara, em momentos em que os reservatórios estão em níveis baixos.

Acima da inflação
Desde 2015, a conta de energia elétrica residencial subiu 13,7% acima da inflação, conforme estudo realizado pela Safira Energia. Entre fevereiro de 2015 e maio de 2018, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, acumulou variação de 19,7%. No mesmo período, a energia elétrica residencial subiu 33,4%