Banco Central deve lançar o Pix Cartão

2015-04-10_190211

Nova função deve ser lançada até o final deste ano

O PIX — sistema de transferências e pagamentos instantâneos — terá um cartão físico para ser usado em transações offline. Isso porque, hoje, para fazer transferência ou pagamento, precisa estar conectado à internet. De acordo com o cronograma do Banco Central (BC), a expectativa é lançar o PIX por aproximação, PIX Offline e um mecanismo especial de devolução, no quarto trimestre deste ano.

O cartão físico é uma das modalidades que o Banco Central estuda para oferecer o serviço de PIX Offline — sem conexão à internet. Ele deve ter o recurso de aproximação — similar ao cartão usado em ônibus.

Segundo o BC, o usuário aproxima o celular e faz o pagamento ou transferência para outra pessoa ou estabelecimento sem precisar estar conectado à internet. Já o mecanismo especial de devolução trata-se de um procedimento que viabiliza a devolução de dinheiro de forma ágil — pela instituição recebedora — em caso de falha operacional ou fraude.

Isso significa que, a instituição financeira do recebedor do PIX poderá realizar o estorno dos valores de forma unilateral, nos casos de falha operacional ou suspeita de fraude.