Após breve trégua, Rio Grande do Sul se prepara para outro episódio de chuva intensa

2015-04-10_190211

O estado, que já vivenciou volumes significativos de precipitação, prevê novos episódios de instabilidade

Na madrugada de sábado, o Rio Grande do Sul enfrentou forte chuva, causada por uma área de baixa pressão que evoluiu para um ciclone extratropical ao longo do dia, no Atlântico. Contrariando as previsões da MetSul, o fenômeno não causou ventanias no estado gaúcho.

Apesar da aparição do sol na maioria dos municípios gaúchos no fim da tarde, persistiu uma maior nebulosidade e precipitação em partes do leste do estado, devido à circulação de umidade do ciclone no Atlântico. A interrupção da chuva, no entanto, será extremamente breve para a maioria dos habitantes do Rio Grande do Sul.

O estado acabou de sair de um episódio de instabilidade e está prestes a entrar em outro, que tem potencial para trazer mais chuva do que o anterior. Este último já registrou volumes de até 130 mm em algumas cidades em apenas 24 horas.

O sol será visto entre as nuvens no domingo no Rio Grande do Sul, mas haverá períodos de maior nebulosidade em diferentes regiões. Não se descarta a ocorrência de chuva isolada em partes do norte do estado, principalmente da tarde para a noite.

Mesmo na Grande Porto Alegre, que terá um domingo de sol e nuvens com períodos de céu nublado, existe a possibilidade de instabilidade no final do domingo, embora a chance de chuva seja maior na segunda-feira.

A previsão para o domingo é de nevoeiro, neblina e nuvens baixas na primeira metade do dia em parte do estado, que estará sob a influência de um centro de alta pressão de 1.020 hPa sobre o Atlântico. O dia começará um pouco frio na maioria dos locais, mas a tarde será agradável.

Na segunda-feira, a instabilidade avançará de norte para sul no sul do Brasil, aumentando a nebulosidade na maioria das regiões e trazendo chuva para diversos pontos do estado, especialmente do centro para o norte gaúcho. Os maiores volumes estarão concentrados na metade norte do estado. Poderão ocorrer raios e trovoadas em alguns pontos.