Aplicativos podem ajudar mulheres vítimas de violência

2015-04-10_190211

Mais de 1,3 mil casos de feminicídio foram registrados no Brasil em 2021

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado neste mês de março, porém, a situação no Brasil faz com que as celebrações se tornem um pouco difíceis, visto que mais de 1,3 mil casos de feminicídio foram registrados no país durante todo o ano de 2021.

Os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que os números de feminicídios registrados representam uma mulher morta a cada sete horas. O balanço foi feito através de boletins de ocorrência registrados nos 27 estados.

Além disso, um levantamento da Organização Mundial da Saúde mostrou que cerca de 736 milhões de mulheres em todo o mundo – o equivalente a um terço da população feminina – já sofreram algum tipo de violência durante a vida.

A dificuldade em realizar uma denúncia é mais uma barreira enfrentada por essas mulheres. Por isso, alguns aplicativos de celulares podem ser grandes aliados das vítimas, como por exemplo o “PenhaS”.

Através dele, as usuárias podem conferir um mapa com serviços de atendimento e delegacias em todo o Brasil, acolhimento através de conversa de forma anônima com outras mulheres sobre a violência sofrida, orientação para reunir provas contra o agressor, informações sobre o direito das mulheres, além da possibilidade das usuárias escolherem até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de urgência.

Outro projeto criado durante a pandemia, o “Justiceiras” reúne advogadas, psicólogas e assistentes sociais voluntárias para oferecer acolhimento e apoio técnico à distância, através de atendimento virtual e gratuito. As mulheres que desejam atendimento devem preencher um formulário para que seja indicada a voluntária ideal a depender do caso. O contato é feito pelo Whatsapp.

É também possível fazer uma denúncia anônima na plataforma que já atendeu mais de 9 mil mulheres e conta com 7.830 voluntárias cadastradas.

Por fim, o aplicativo “Todos Por Uma” permite que as mulheres cadastrem pessoas de confiança na ferramenta que receberá um pedido de socorro via SMS em uma situação de risco, possibilitando o envio da localização em tempo real, além de permitir o registro da ocorrência dentro da plataforma. Desse modo, o app consegue mapear os lugares perigosos de cada região.