Alerta para Tempestade Solar nos próximos dias

Alerta para Tempestade Solar nos próximos dias

O Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos afirma que o fenômeno pode acontecer nas próximas 48h.

De acordo com o alerta emitido pelo Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, a tempestade solar pode acontecer nas próximas 48 horas. O fenômeno seria ocasionado após uma grande explosão solar do tipo C ter ocorrido no começo desta semana.
Conforme a MetSul Meteorologia, a região de manchas solares 2790 que vinha diminuindo nos últimos dias e com um campo magnético aparentemente simples surpreendentemente acabou produzindo uma explosão solar C7.4 de longa duração. A tempestade está indo um pouco ao Sul do nosso planeta, mas os experts esperam um impacto quando a nuvem de plasma chegar à Terra; os principais riscos são para satélites, telecomunicações e redes de eletricidade.

“Não há necessidade de se preocupar com efeitos na superfície do planeta, uma vez que esta nuvem de plasma terá impacto sobre a nossa magnetosfera”, diz o alerta. A tempestade solar, entretanto, deve favorecer um grande show de luzes nas maiores latitudes com as auroras.