Agosto começa com elevação gradual nas temperaturas

2015-04-10_190211

O que esperar do clima no mês do “cachorro louco”?

O oitavo mês do ano é o terceiro e último do trimestre do inverno climático, a despeito da estação fria terminar pelo critério astronômico apenas na segunda metade de setembro. O mês, assim, é o que costuma ter temperatura média mais alta no trimestre climatológico de inverno, sendo menos frio nas normais históricas que junho e julho.
Depois de uma semana gelada na Serra Gaúcha, os termômetros devem marcar temperaturas mais altas ao dessa semana. Segundo a previsão da MetSul Meteorologia, Bento Gonçalves terá máximas as máximas sobem gradativamente nos próximos dias e pode chegar à marca dos 26 graus no sábado (07). Nesta segunda (02), a previsão aponta que termos sol e a temperatura máxima deve ser de 18 graus.
Tendencia
Tudo indica que este novo mês, será marcado pela passagem de três frentes frias no Rio Grande do Sul: uma por volta do dia 10; outra na virada da quinzena; e uma terceira na última semana. Previsões preliminares da Somar garantem que, antes da última frente fria, a temperatura se eleva bastante e vai ser o período mais quente de agosto, com máximas perto de 30°C em algumas cidades.
Agosto fará jus à fama do “cachorro louco”. É um mês que tem um aumento substancial dos dias de temperatura amena ou elevada na comparação com os dois demais meses do inverno, junho e julho, e ainda registra um aumento na frequência de temporais, especialmente de granizo. Ainda, há precedentes de ciclones intensos e de episódios graves de tempo severo.